Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

UniSatc em destaque no canal ‘Manual do Mundo’

Jornalista Iberê Thenório estava à procura de uma amostra de carvão mineral e a instituição contribuiu para uma experiência desafiadora 
Por Redação Criciúma, SC, 15/09/2021 - 14:23 Atualizado em 15/09/2021 - 14:29
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Fazer uma bola perfeita utilizando diferentes materiais e elementos. Esse é um dos desafios realizados pelo jornalista Iberê Thenório em seu canal do YouTube ‘Manual do Mundo’, que já conquistou mais de 14,9 milhões de inscritos.  Mas como o Centro Universitário Satc (UniSatc) contribuiu para o mais novo experimento do canal? Procurando por uma amostra de carvão mineral, o youtuber foi pedir ajuda no Twitter e a UniSatc se prontificou para encaminhar ao apresentador fragmentos do minério, visto que, a instituição é referência nos estudos e pesquisas ligadas ao carvão. 

De acordo com o diretor financeiro da Satc e engenheiro de Minas, Márcio Zanuz, muitas empresas solicitam amostras de carvão, mas raramente há uma repercussão tão grande como essa, de forma mais descontraída, sem a rigidez da academia. 

“Nunca tinha visto este tipo de experiência e, sinceramente, achei que a amostra não iria suportar ser lixada, pois o carvão é muito friável (vira pó com facilidade) e o Iberê mostrou algumas fraturas na amostra. Mas ele trabalhou com paciência e, mesmo deixando cair a esfera no chão, conseguiu mantê-la íntegra. Parabéns a ele!”, declarou Zanuz. 

A união com a indústria carbonífera faz parte do DNA da instituição, o que facilitou na hora de conseguir os fragmentos do minério. “As empresas costumam atender prontamente essas solicitações, mas essa amostra foi particularmente rápida de ser obtida. O geólogo da Cabonífera Belluno, Roberto Romano, que também é colaborador do nosso Centro Tecnológico, tinha algumas amostras de sondagem que ele havia acompanhado e nos deixou escolher à vontade”, explicou Zanuz. 

Além do desafio, o youtuber utilizou informações importantes sobre o carvão mineral que a maioria das pessoas não conhece, como a sua origem e sua estrutura em camadas. 

Canal Manual do Mundo 

Com temas voltados para o entretenimento educativo e conteúdos que estimulam a curiosidade e criatividade, o Manual do Mundo é o maior canal de ciência e tecnologia do YouTube brasileiro. 

Desafios, experiências e inovação fazem parte da série de vídeos produzidos pelo canal. 

Confira o Vídeo completo: 

https://www.youtube.com/watch?v=mXK5mBZVjdc&t=303s 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito