Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc sedia Encontro Regional de Apoio ao Banco de Leite Humano

Evento reuniu profissionais de saúde nesta quinta-feira, com foco no HMISC
Por Redação Criciúma, SC, 22/08/2019 - 21:03 Atualizado em 23/08/2019 - 05:08
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A importância da amamentação para a saúde da mulher e da criança, os fluxos e rotinas de um banco de leite humano e a experiência de uma instituição hospitalar com um banco de leite foram assuntos tratados na tarde desta quinta-feira, 22, na Unesc, durante o 1° Encontro Regional de Apoio ao Banco de Leite Humano do HMISC (Hospital Materno Infantil Santa Catarina). O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma em parceria com a Universidade e contou ainda com exposição de cartazes confeccionados por agentes comunitários de saúde e o 6º Mamaço.  

O encontro fez parte da programação do Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O evento teve o objetivo de enfatizar a importância da participação de todos durante o período de amamentação.

Durante a abertura oficial do evento, a importância do banco de leite foi ressaltada. Segundo a coordenadora de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde, Ana Paula Milanez, o Agosto Dourado de 2019 está sendo ainda mais especial, com a notícia da vinda do Banco de Leite Humano para a região, no HMISC. “Ele é um forte parceiro no apoio ao aleitamento materno. Só a região que tem um banco de leite e conhece o trabalho que ele faz com o apoio na coleta do leite e a utilização para as crianças que mais precisam, sabem do valor que ele tem”.

A conselheira do Coren/SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina) no Sul do Estado e coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, Ioná Bez Birolo, salientou que tanto a Universidade quanto o curso estão de portas abertas para parcerias como a que resultou no encontro desta quinta-feira. “O tema

A abertura do encontro teve ainda a presença da coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Criciúma, Letícia Vieira de Oliveira Rodrigues e a responsável pela Rede Cegonha da Gerência de Saúde de Criciúma, Sílvia Salvador Prado.

Aleitamento e banco de leite em pauta

A primeira palestra da tarde foi sobre “A Importância da Saúde Humana na Saúde da Criança”, com a coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, Ioná Vieira Bez Birola). Em seguida, o tema foi “Banco de Leite Humano do HMISC – Protocolo de acesso fluxos e rotina”, com a nutricionista Tamilis Borges. As palestras encerraram com “Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição – Experiência de trabalho com um banco de leite”, com a enfermeira de Tubarão, Glória Cardoso da Rosa.

Em sua fala, a coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc trouxe dados que atestam os benefícios da amamentação para a mulher e o bebê. Segundo Ioná, a amamentação é uma forma natural e de baixo custo para alimentar crianças e bebês; é acessível e não sobrecarrega o orçamento doméstico como a alimentação artificial e ainda contribui com a redução da pobreza. Além disso, o leite materno reduz aproximadamente metade de todos os episódios de diarreia e um terço das infecções respiratórias em bebês. 

Ioná destacou ainda a importância das melhoras nas práticas de amamentação, que poderiam prevenir, a cada ano, 823 mil mortes de crianças menores de 5 anos e de 20 mil mulheres por câncer de mama. “Mãe que amamenta tem menos probabilidades de ter câncer de mama. É científico! Uma análise feita com 50 mil pacientes com câncer de mama que haviam participado de 47 estudos na área, concluiu que o aumento de 12 meses na amamentação na vida foi associado a uma diminuição de 4,3% na incidência do câncer de mama invasivo”, revela.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito