Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc recebe Prêmio de Responsabilidade Social da Alesc 2021

Ações relacionadas à pandemia de Covid-19 resultaram em novo destaque para a Universidade entre as organizações sem fins lucrativos (Fotos: Bruno Collaço / Agência AL)
Por Redação Criciúma - SC, 07/12/2021 - 11:31 Atualizado em 07/12/2021 - 11:31
Fotos: Bruno Collaço / Agência AL
Fotos: Bruno Collaço / Agência AL

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Auxiliar os municípios no enfrentamento à pandemia de Covid-19 elevou a Unesc em posição de destaque no Estado. O reconhecimento veio em mais um prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A honraria foi entregue nesta segunda-feira (6/12), em Florianópolis e recebida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, em nome da gestão. A Unesc foi destacada entre as certificadas na categoria Organização Sem Fins Lucrativos. Foi a quarta vez que a Unesc recebe certificado e a segunda em que foi contemplada com troféu na importante premiação.

Para a pró-reitora, o reconhecimento consagra a força e a importância de uma Instituição Comunitária na região em que está inserida. “Para nós, este prêmio é motivo de muita alegria. Um movimento muito importante que sela a identidade comunitária da nossa Instituição. Em 2020, um ano de pandemia, a Unesc mostrou a sua força e esteve ao lado dos municípios, aplicando na prática todo o seu corpo técnico e de acadêmicos no enfrentamento da Covid-19”, explica.

Desde a chegada da Covid-19 ao Sul do estado, a Unesc, por meio do ensino, pesquisa e extensão, assumiu o protagonismo no suporte regional para prevenção e combate ao coronavírus. Dentre as áreas de saúde, economia, educação e inclusão, a Universidade propôs medidas diretas e indiretas, como o auxílio ao poder público e a outras organizações do Sul de Santa Catarina.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o prêmio é de toda a comunidade acadêmica. “Como Universidade Comunitária, somos um polo de pesquisa e ciência, sobretudo na área da saúde. Nestes meses em que estamos vivenciando uma pandemia jamais projetada, direcionamos nossos pensamentos a oferecer soluções, que venham a contribuir com toda a sociedade de nossa região e todos se engajaram, alunos, professores, colaboradores, pesquisadores e extensionistas. Isso é ser comunitária”, enalteceu.

O 11ª Prêmio de Responsabilidade Social da Alesc, que tem como slogan “Uma atitude de valor aos catarinenses”, recebeu mais de 100 inscritos neste ano. A certificação tem o objetivo de reconhecer empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão. Puderam participar, mais uma vez, empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos.

Protagonismo da Unesc

Dentre dezenas de ações protagonizadas pela Instituição destacam-se o SOS Unesc Covid-19, um serviço de teletriagem referenciada; o Acolher Unesc Covid-19, serviço online gratuito de atendimento e apoio psicológico à população; a produção e distribuição de álcool 70% e máscaras de proteção à comunidade acadêmica e grupos externos; o drive thru de vacinação contra a H1N1; a distribuição de cartilhas informativas; a instalação de um comitê de apoio aos trabalhadores; a parceria com a Prefeitura de Criciúma com a implantação de uma Sala de Situação; a execução do Projeto Ozônio, primeira ação de desinfecção com o uso do ozônio no Sul do Brasil; projeto para fabricação de respiradores, além de colocar à disposição da sociedade mais de 150 residentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, entre outras.

Todos estes e os demais projetos idealizados pela Instituição foram reunidos no Balanço Social 2020, documento que está entre os pré-requisitos para participação no prêmio da Assembleia Legislativa. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2020.  As organizações que obtiveram os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base em suas ações e projetos socioambientais, foram premiadas com o Troféu Destaque em diferentes categorias.

“É uma justa homenagem a estas instituições e empresas. Elas contribuem, por meio de ações, para o bem dos catarinenses. Ações que fortalecem o nosso Estado. Toda empresa deve ter responsabilidade de fazer ações sociais e ambientais. Elas acabam dando exemplo às demais empresas e é certamente um incentivo a todos”, declarou o deputado Nilso Berlanda, vice-presidente da Alesc.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito