Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc realiza ação sobre o uso racional de medicamentos

Comunidade acadêmica pode doar remédios e receber orientações
Por Redação Criciúma, SC, 03/05/2019 - 14:46 Atualizado em 03/05/2019 - 14:48
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Professores, alunos e funcionários da Unesc e pessoas da comunidade que passarem pela Universidade nesta sexta-feira (3/5), vão receber orientações sobre a maneira correta de utilizar medicamentos, poderão ainda doar remédios para a Farmácia Solidária ou mesmo deixar produtos que estejam impróprios para uso, para que sejam devidamente descartados. A ação é alusiva ao Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio – e ocorre das 18 às 21h30, no Bloco XXI-B e no Bloco R e é uma iniciativa do curso de Farmácia da Unesc.

Segundo a professora do curso Bruna Giassi Wessler, o objetivo é levar informações sobre armazenamento e descarte correto de medicamentos, entrega de material informativo confeccionado para adultos e para crianças sobre os perigos do mau uso de remédios e coletar doações para Farmácia Solidária, que funciona nas Clínicas Integradas da Unesc. “Uso racional é ter o medicamento correto, para a pessoa certa, na dose certa e que seja tomado no horário correto. Hoje temos uma sociedade com elevados índices de automedicação”, afirma Bruna.

A professora da Unesc comenta ainda que o fato de se ter remédios sobrando em casa colabora com a automedicação. “Podemos acabar utilizando sem realmente ter necessidade, o que pode causar problemas e interações com outro medicamento que já esteja sendo usado”, alerta Bruna, lembrando ainda do cuidado que se deve ter ao tomar medicamentos que não sejam indicados por profissionais habilitados para tal. “O que é bom para uma pessoa não necessariamente será bom para outra”.  

Além desta sexta-feira, os interessados em entregar medicamentos para a Farmácia Solidária, podem fazer a sua doação nas Clínicas Integradas e na Biblioteca Professor Eurico Back, no campus da Universidade ou levar até a Unidade Básica de Saúde de seu bairro. Todos os remédios recebidos passarão por triagem antes de serem ou não disponibilizados para doação. A Farmácia Solidária recebe ainda medicamentos impróprios para o uso e realiza o devido descarte dos produtos.

Doar é o melhor remédio

As ações pelo Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos seguem no dia 11 de maio. Das 8 às 12 horas, ocorrerá o evento “Doar é o melhor remédio”, no Salão Paroquial do bairro Mina do Mato, em Criciúma.

No bairro serão desenvolvidas atividades como ponto de coleta e saída de campo para recolher doações de agasalhos e medicamentos e a Feira da Saúde, com auriculoterapia, bingo, dinâmicas, liberação miofascial, stands com profissionais da saúde e zumba.

O evento é uma realização Cruz Vermelha e pela Farmácia Solidária, com a participação Polícia Civil, Polícia Militar, 28º GAC, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Agentes de Trânsito, Comad (Conselho Municipal Anti Droga), Unesc, curso de Farmácia da Universidade, Centro Acadêmico de Farmácia Alexander Fleming e Programa de Residência Multiprofissional. O evento terá o apoio do DCE (Diretório Central dos Estudantes da Unesc).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito