Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc participa de estudo para criar ferramentas contra problemas de saúde mental

Universidade passa a integrar o projeto Mentalkit, elaborado pela London School
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 04/11/2019 - 19:10

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Unesc firmou parceria com a London School para Criciúma tornar-se uma sede do projeto Mentalkit, que vai definir ferramentas e aplicações contra os problemas de saúde mental para crianças e adolescentes em todo o país.

Atualmente, a London School tem parceria com duas universidades no Brasil: a Federal do Alagoas e do Mato Grosso; a Unesc aparece agora como a terceira parceira neste projeto. Já a partir desta semana, uma equipe da Unesc vai começar um levantamento para entender os problemas de saúde mental nos jovens da região.

“Existe uma ferramenta feita em Londres que gerou o conhecimento para aquela realidade. Aqui temos problemas diferentes. Vamos fzer um levantamento de quais sãio os problemas que afetam crianças e adolescentes aqui na cidade. Saber os problemas para que a gente saiba como agir com uma ferramenta. O gestor vai saber ‘se eu investir tanto em saúde mental, quanto vou ter de retorno nos próximos anos’", explicou Antônio Schefer, professor de Saúde Coletiva da Unesc.

Equipe da Unesc já participou de um workshop em Maceió, onde o projeto já está sendo colocado em prática. Criciúma faz uma contraposição com a capital alagoana, pois cada cidade apresenta características próprias e distintas. Em 2020, um workshop com toda a região Sul será realizado em Criciúma, trazendo os problemas das outras cidades do sul brasileiro. Uma vez entendida as realidades locais, serão elaboradas as alternativas de ação.

“O Mentalkit se materializa como uma ferramenta, um aplicativo, dentro dessa parceria London School e Unesc. A Unesc entra com a parte de tecnologia da universidade e se materializa no formato de aplicação em todo o país", define Cristiane Tomasi. coordenadora do mestrado em Saúde Coletiva da universidade.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito