Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Unesc e Senai fortalecem laços para construir projetos conjuntos no Sul

Reunião no Observatório da Fiesc reforça importância de alianças estratégicas para educação e inovação

Por Redação Criciúma, 21/08/2025 - 11:27 Atualizado há 1 minuto
Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc
Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No ambiente criativo do D.Lab, laboratório de inteligência do Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), a Unesc e o Senai deram mais um passo para consolidar uma parceria que promete transformar a educação e a indústria no Sul do estado. O encontro contou com o diretor regional do Senai de Santa Catarina, Fabrizio Machado Pereira, e a reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes, acompanhada de integrantes da gestão universitária. Além da apresentação dos serviços e soluções do Senai, a reunião foi marcada por um diálogo sobre o futuro das instituições e a importância de alianças construídas com lealdade e visão de longo prazo.

"A Unesc acredita em alianças que ultrapassam formalidades e se transformam em compromissos reais com o desenvolvimento. Ao lado do Senai, unimos duas potências que compartilham valores, visão de futuro e um pacto de lealdade. Não buscamos apenas somar esforços, mas criar soluções que transformem a vida das pessoas, fortaleçam nossa região e impulsione a indústria e a educação de forma sustentável. É uma parceria construída com propósito, para gerar impacto duradouro, com inovação, qualidade acadêmica e compromisso social", afirmou Gisele.

A reitora em exercício enfatizou ainda que a Universidade planeja ampliar a presença geográfica, com atuação presencial em municípios da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), além de investir no formato semipresencial, modalidade que ganha força no cenário educacional pela flexibilidade e alcance.

Potência em educação e tecnologia

Maior escola de educação profissional da América Latina, o Senai conta com 50 centros em Santa Catarina e 40 polos in company, instalados dentro de indústrias. Além disso, os números apontam 250 mil matrículas, impacto em 200 municípios, 700 laboratórios educacionais e um portfólio que inclui cursos técnicos, aprendizagem industrial, formação profissional e educação corporativa.

Na área tecnológica, o sistema mantém 28 institutos de inovação e 59 de pesquisa em todo o Brasil, que desenvolvem soluções alinhadas às demandas da indústria. O Sesi, parceiro estratégico do Senai, também atendeu 91 prefeituras em 2024 e 35 mil matrículas em programas como EJA Gratuidade, EJA Prefeituras, educação continuada e escola em tempo integral.

Para Fabrizio Machado Pereira, a aproximação abre espaço para iniciativas de maior alcance. "Enxergamos essa relação com excelentes perspectivas e muito estimulados para construirmos algo diferenciado juntos. Precisamos ter um projeto mais ambicioso, que agregue valor", salientou.

Futuro de cooperação

Com um histórico já marcado por iniciativas conjuntas, como o curso de Design de Moda, Unesc e Senai agora miram uma cooperação mais ampla, com impacto direto na formação de profissionais, no avanço tecnológico e no desenvolvimento econômico e social da região.

Entre as possibilidades estão a criação de novos cursos tecnólogos, o desenvolvimento de soluções conjuntas para a indústria e o fortalecimento de projetos de inovação. O objetivo é construir um portfólio alinhado às demandas regionais e desenvolvido de forma colaborativa. "Não queremos ser apenas mais um agente ofertista. Nosso desejo é criar algo diferente, e essa parceria abre uma porta importante para isso", concluiu Pereira.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito