Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc: Comunidade acadêmica recebe nomeação da reitora ao Conselho Estadual de Educação

Indicação ao cargo foi oficializada em reunião do Conselho Universitário nesta quinta-feira
Por Redação Criciúma, SC, 22/07/2022 - 12:31
Foto: Daniela Savi/ Agecom Unesc
Foto: Daniela Savi/ Agecom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com contribuição de forma significativa e ancorada em valores e princípios para cumprir sua missão de educar por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, a Unesc também se destaca na relação institucional por meio de parcerias nacionais e internacionais. Desde a última semana, a Universidade reitera o prestígio ao manter cadeira no Conselho no Conselho Estadual de Educação (CEE) por meio da reitora Luciane Bisognin Ceretta, que fez questão de oficializar aos membros do Conselho Universitário (Consu) a importante e honrosa função. O encontro do Conselho ocorreu nesta quinta-feira (21/07), na Universidade.

Composto por pró-reitores, diretores, coordenadores de cursos, professores da instituição, técnicos administrativos, acadêmicos, representantes da Fundação Educacional de Criciúma (FUCRI), da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Prefeitura Municipal e União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), o Consu acompanha de perto todas as importantes decisões da Universidade.

Luciane, que é presidente do Consu, passou a atuar como membro titular do CEE sucedendo o cargo ocupado, até então, pelo ex-reitor da Universidade, Gildo Volpato. "Sinto-me honrada com a oportunidade que me foi proporcionada ao assumir o cargo de conselheira. Tenham certeza de que é enorme a nossa responsabilidade de dar prosseguimento ao trabalho de todos que nos antecederam, bem como aos que continuam nesta atribuição", destacou a reitora.

A reitora, que ocupará o cargo pelo período de seis anos, reafirmou o compromisso em contribuir com a excelência da educação em Santa Catarina, por meio da aplicação e aprimoramento contínuo dos sistemas normativos e da cooperação com órgãos afins e sociedade, os quais o conselho promove há mais de 60 anos.

"O conselho é um espaço educativo fantástico, composto por profissionais de real competência e com enorme potencial para inovar a educação catarinense. Nossa intenção é contribuir para que continue reconhecido como uma das mais importantes e respeitadas instituições deste estado. Honrarei toda essa história e darei a minha contribuição na construção e na inovação de práticas, projetos e ações em conjunto com meus colegas conselheiros", pontuou a nova conselheira.

Luciane ainda informou a indicação ao Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) para ocupação da vaga da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.  "Nossa proposta é trabalhar pelos estudantes e escolas, com zelo e escuta. Aprendi muito com as diferentes realidades educacionais postas em cena. Hoje sou o recorte de cada experiência vivida e é com base em cada uma delas que pretendo contribuir ainda mais com o sistema educacional de nosso estado e país", acrescentou.

Posse

A posse da reitora Luciane Bisognin Ceretta como membro titular do CEE foi realizada na última semana em cerimônia no Plenário Álvaro Barros da Silveira, sede do Conselho, em Florianópolis. Uma comitiva de gestores, professores, funcionários da Unesc e integrantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), prestigiou a cerimônia, conduzida pelo presidente Osvaldir Ramos, com cartazes e aplausos.

Conforme o presidente do CEE, a posse de novos membros é sempre um momento importante de renovação. "O governador Carlos Moisés foi muito feliz pela condução, escolhendo a reitora Luciane Bisognin Ceretta pela inteligência e capacidade de trabalho, algo comprovado por tudo o que acompanhamos na Unesc. O conselho se enobrece com a sua chegada", acrescentou Ramos.

Além de Luciane, também tomou posse nesse dia a conselheira Ana Cláudia Collaço de Mello. Para o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, as nomeações são fruto da trajetória de ambas as indicadas. "Essa posse é resultado daquilo que ambas semearam nas trajetórias de vida, fazendo o bem e transformando vidas e pessoas por onde passaram. Desejo muito sucesso na caminhada e uma jornada feliz", disse.

O que é do CEE?

O Conselho Estadual de Educação (CEE) foi instalado em 28 de maio de 1962 e tem como atribuições subsidiar a elaboração e acompanhar a execução do Plano Estadual de Educação; propor e aprovar medidas que garantam a qualidade do ensino; sugerir alterações das leis que regem o Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina; e opinar sobre o plano anual de novas oportunidades educacionais da rede estadual de educação.

Também tem como objetivo fixar normas para autorização de funcionamento e reconhecimento de cursos, credenciamento de instituições, supervisão e avaliação de estabelecimentos de Educação Básica; funcionamento da Educação Superior no Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina; e o credenciamento de instituições de Educação Superior, autorização e reconhecimento de cursos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito