Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Uma novidade na carreira

Derlan comemora primeiro gol como jogador profissional. Foi dele o feito que classificou o Tigre
Por Lucas Renan Domingos Criciúma, SC, 09/04/2019 - 11:39
Zagueiro disse ter improvisado na hora da comemoração / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna
Zagueiro disse ter improvisado na hora da comemoração / Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Aos 23 anos, o zagueiro Derlan viveu uma experiência diferente na sua carreira: a de fazer um gol como profissional. O jogador chegou ainda em 2013 nas categorias de base do Fluminense. Conseguiu fazer parte do time principal do clube carioca, mas não entrou em campo. Foi emprestado ao Boa Vista, Paysandu e Grêmio, onde jogou pelo time de transição uma partida e depois desceu para o Sub-23. E, agora firmado na zaga Criciúma, vem vivendo seu melhor momento.

Foi o pé direito do jogador canhoto que empurrou a bola para o fundo da rede para fazer o gol do Tigre contra o Hercílio Luz. “Foi o primeiro como profissional que eu me lembro”, disse o atleta. Não era bem dessa forma que ele havia planejado balançar a rede. Quando zagueiro vai para a área, até por conta da boa estatura, é para fazer gol de cabeça.

“Ela sobrou no pé eu falei: ‘vai assim mesmo’”, contou. “Fui para a área e falei: ‘É agora ou nunca. É o momento de a gente conseguir a classificação de conseguir o gol. Se ela sobrar eu vou finalizar. Se Deus quiser vai sair o gol’. E saiu”, disse o Derlan ao descrever o lance do gol.

Aos 43 minutos do segundo tempo Daniel Costa cobrou falta na área, Jean Mangabeira desviou e o zagueiro estufou a rede. Desacostumado com o momento, ele revela que nem sabia ao certo como comemorar. Tanto que chegou a planejar os gestos. “Meio que extravasei. Veio na cabeça a ideia de dar uma cambalhota e um soco e depois ir para a torcida. Foi assim”, sorriu Derlan.

Levou o time à semifinal

E não foi qualquer gol. O feito do zagueiro levou o time à próxima fase do Campeonato Catarinense depois de um início ruim do Criciúma na competição. “Dentro de campo a gente não sabia ao certo o resultado que estava em Florianópolis. Só pelo gol a felicidade é grande. Explodiu a torcida, os jogadores em campo não sabiam nem como comemorar”, analisou.

O arremate também coroou o bom momento do jogador em campo. Depois da saída de Nino, que foi para o Fluminense e uma lesão de Federico Platero, Derlan se tornou a dupla número um de Sandro na zaga do Tigre. Tem feito boas atuações e vem caindo no gosto da torcida carvoeira. “Feliz por ter feito um gol tão importante para a classificação. Muito gratificante para mim. Tenho trabalhado muito e fui recompensado com isso”, afirmou.

A parceria com Sandro vem dando certo. Nos últimos três jogos o Criciúma venceu pelo placar de 1 a 0, contra o Joinville e Hercílio Luz, a rede balançou nos minutos finais. “Nosso grupo tem essa força de vontade e não aceita derrota, não aceita empate. Queremos sempre buscar a vitória. Se for para vencer de 1 a 0, meio a zero, não importa. O que importa é a vitória”, comentou o jogador. E os três pontos só vieram nesses jogos porque a defesa conseguiu segurar o adversário. “Viemos de três jogos sem tomar gols. É uma coisa muito boa para a linha defensiva”.

A próxima a ser parada é a Chape

A semifinal do Campeonato Catarinense só será no próximo fim de semana. O Tigre irá enfrentar o Avaí, no Estádio da Ressacada. Antes disso, o Criciúma terá outra decisão no meio desta semana. Recebe a Chapecoense pelo jogo de volta na Copa do Brasil. Na partida de ida, O Tricolor acabou perdendo por 3 a 2 e precisa vencer a Chape em seus mandos para buscar a classificação. Vitória por um gol de diferença é pênaltis, dois ou mais o Tigre se classifica direto. Por isso, Derlan espera que, assim como está sendo no Campeonato Catarinense, a defesa funcione na Copa do Brasil.

“Não tomar gol vai ser algo muito importante. Acredito que meus companheiros do ataque vão fazer o gol deles e nós vamos conseguir classificar”, projetou o zagueiro. “A gente estava oscilando, ainda estava encaixando, entrosando a defesa. Acredito que agora deu o encaixe. E não é só os titulares, até porque não tem essa de titular. Tem girado bastante a defesa e todo mundo está dando conta do recado”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito