Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Uma nova sociedade com mais espaço para o sexo feminino

Professora Rosemari de Oliveira Duarte fez diversas pesquisas sobre a posição das mulheres, em diferente locais
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 08/03/2019 - 10:53 Atualizado em 08/03/2019 - 10:56
(foto: Erik Behenck)
(foto: Erik Behenck)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Qual posição as mulheres ocupam hoje na sociedade? A professora Rosemari de Oliveira Duarte estudou diversas situações envolvendo o sexo feminino. Segundo ela, o papel da mulher é tão grande que não é possível ser mensurado. Chegou a estudar a situação delas na questão da mineração, ou melhor, as que tinham maridos mineiros.

“Eu escolhi a mulher dona de casa, esposa de mineiro da região carbonífera. Nós tivemos grandes e especiais mulheres nesta região, embora não estejam presentes nas capas de revistas e de jornais”, comentou. Disse ainda que as mulheres vem evoluindo durante a caminhada, em 1975 a maioria das notícias sobre elas eram nas colunas sociais, sem nada mencionada em esporte ou política.

Para fazer uma espécie de comparação, também estudou as esposas de mineradores espanhóis. “Lá tem uma diferença muito grande, porque a maioria foi para a escola e teve acesso à educação”, citou. A professora disse que a história deve ser escrita com muita calma e que a pressa pode dificultar algumas questões.

Uma nova sociedade

A professora frisou que acredita na evolução da sociedade e que a mulher pode estar onde quiser. “Eu vejo que nós temos que comemorar sim, quando nós temos mulheres a frente de uma universidade como temos hoje. Nós temos a maioria no ensino fundamental e no ensino médio, mas somos a minoria na faculdade, mas temos uma reitora”, disse.

Estudo com indígenas

Em 2015 realizou um estudo na tribo indígena Nambiquaras, que fica na divisa entre Brasil e Bolívia. Segundo ela, as mulheres presentes na aldeia seguiam o padrão de suas mães e suas avós e não tinham condições de viver sozinhas. Por lá existe até um ritual onde a mulher deve provar a sua força dançando por 24 horas.

“Há quatro anos eu tive a oportunidade de viver nessa tribo para fazer o estudo, para acompanhar a passagem de menina para moça, para mulher. Eu percebi que uma criança indígena aprende todo o seu referencial teórico e cultural ao lado da mãe”, comentou Rosemari.

Tags: mulher

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito