Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Um prêmio nacional para o aeroporto

RDL em destaque por operação que evitou acidentes com pássaros e aviões
Por Redação Jaguaruna, SC, 10/12/2018 - 09:30
Arquivo / A Tribuna
Arquivo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nos cinco primeiros meses de 2017, o Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, registrou 17 colisões entre aeronaves e pássaros, número considerado elevado levando-se em conta que o local opera dois voos por dia. “A partir daí, buscamos ações para mitigar isso”, conta o gerente-geral da RDL Aeroportos, Fernando Castro, gestor do aeródromo regional. Daí, a partir de um longo estudo, foi criada a “Operação Fortitude”, que fez reduzir drasticamente as ocorrências. Resultado, a iniciativa ganhou na última sexta-feira o prêmio na categoria Ideias Inovadoras no “Safety Management Summit SMS Brasil 2018”, iniciativa da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Sexta foi Dia Internacional da Aviação Civil. “Um dia que entra para a história do nosso aeroporto de Jaguaruna”, comemora Fernando. Ele lembra que o prêmio da ANAC evidencia aeroportos médios e grandes do Brasil que se destacam no gerenciamento de segurança operacional. O outro aeroporto premiado, na categoria “Ações de Inovação”, foi o de Guarulhos, com a sua gestora GRU Airport.

Operação Fortitude

Com os dados já citados, de colisões entre aeronaves e pássaros, a RDL contratou uma bióloga credenciada para um levantamento. “Ela elaborou um Plano de Gerenciamento ao Risco da Fauna que apresentamos à nossa equipe. Daí surgiu a operação, com nove ações para reduzir o perigo. A operação deu tão certo que, nos 15 meses seguintes à sua criação, reduzimos em oito vezes o número de ocorrências com pássaros”, revela o gerente.

Sobre a operação, Castro explica ainda que não havia como impedir as aves de pousar no aeródromo. “Existem ações para reduzir a população de pássaros, mas seriam caras e demoradas. Precisávamos de efeito imediato e com custo zero. Então buscamos enganar os pássaros, levando-os para outras áreas do campo, longe da pista e da aproximação final”, diz. “Foi algo tão inovador que até a ANAC reconheceu”, completa. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito