Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Um exame de rotina que revelou um câncer de mama

Carla Schutz teve cancêr de mama neste ano em meio a uma pandemia e ela passou no Avesso para contar a sua história
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 30/10/2020 - 17:55
Fotos: Vitor Netto / 4oito
Fotos: Vitor Netto / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Todo mundo estava no auge da pandemia do novo coronavírus e Carla tinha agendada uma consulta de rotina com a sua geriatra, até que veio aquele pensamento: "Ah, eu tenho médico. Talvez eu não vou, vou esperar passar a pandemia e depois eu vou lá". Contudo, algo disse "Vai lá e se livra dessa consulta logo" e lá foi Carla. Após os exames, veio o resultado: câncer de mama. Carla Schutz foi a convidada do Programa Do Avesso desta sexta-feira, 30, na Rádio Som Maior. 

Carla é advogada por formação e atuou como Procuradora Geral de Florianópolis por cinco anos, quando resolveu seguir na sala de aula dando aulas. Após alguns anos, se mudou para Criciúma, atuando junto a seu marido, cirurgião plástico Luciano Schutz. 

Em maio deste ano, Carla tinha uma consulta de rotina marcada e descobriu que estava com quatro nódulos na mama esquerda. "Este ano eu recebi um diagnóstico de câncer de mama, em meio a uma pandemia. Eu não senti dor nada. Eu tinha uma consulta de rotina marcada e nos exames de rotina foi diagnosticado alguns nódulos. Na mamografia não apresentou nada, somente no ultrassom. Depende de casos, claro, mas eu sei que é importante que se faça os dois", contou. 

Na hora o susto, mas o acompanhamento médico desde o início foi essencial para uma boa recuperação. "Quando eu fiz o ultrassom e o radiologista disse que eu tinha nódulos na mama, mas eu não me preocupei pois eu tenho nódulos de tireoide que eu acompanho e meu pai faleceu de câncer na tireoide, então eu acompanhava. Depois disse eu comentei com meu esposo, que é médico. Ele olhou e disse que tinha que investigar", comentou. 

O diagnóstico foi confirmado e depois de aproximadamente um mês, ela realizou a operação, retirando a mama esquerda. "Talvez eu quisesse me organizar um pouco mais, mas eu tive que realizar com urgência. Os médicos conversaram muito, então logo em seguida eu já queria operar e colocar prótese da mama retirada", explicou. 

Contudo, a reconstrução da mama não foi tão fácil como esperada. "Quando eu acordei o Luciano me falou 'A tua cirurgia não correu como o esperado, foi bem complicado'. O que aconteceu foi que eu tinha quatro nódulos e eles estavam muito pertos da pele e a pele ficou muito frágil, até mesmo para segurar o peso da prótese. Então eles utilizaram uma matriz dérmica, que irá se recompor com o tempo", enfatizou. 

Junto com a pandemia e com o caso de câncer que Carla passou, ela sentiu a necessidade de externar o assunto e falar abertamente sobre o câncer de mama, alertando toda a população a respeito da doença. 

Ouça a entrevista completa


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito