Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Um dos únicos da região, parquinho adaptado da Apae de Forquilhinha promove inclusão social

Além do desenvolvimento infantil, espaço gera integração entre as crianças
Por Redação Forquilhinha, SC, 18/05/2023 - 19:31
Foto: Edna Schmitz/Divulgação Apae
Foto: Edna Schmitz/Divulgação Apae

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um dos únicos da Amrec, o parque adaptado da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae de Forquilhinha é um espaço de lazer projetado para ser acessível e inclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O ambiente possui instalações de equipamentos típicos dos parques infantis, porém adaptados, como balanços, gira-gira (carrossel) e gangorras.

Na Apae, a necessidade vinha sendo observada há muito tempo, por conta dos muitos alunos com dificuldades de mobilidade e deficiência na instituição. "Após anos investindo em outras tantas necessidades para o bom atendimento dos alunos, vimos a oportunidade finalmente de beneficiá-los também no lazer, instalando o parque adaptado", salienta a diretora da Apae, Edinéia da Silva Trombim.

Estrutura personalizada

Diferente do parquinho infantil comum, o adaptado possui um projeto e estrutura personalizados para atender necessidades específicas conforme o educando. Os brinquedos são pensados para o aluno que tem ou não mobilidade reduzida e/ou deficiência.

Na Apae de Forquilhinha, a escola de educação especial instalou o projeto em 2022. "Entendemos que dispor desse espaço é importante para os alunos. Propicia atividades lúdicas, convívio social, confiança e maior interação com educadores, terapeutas e demais profissionais envolvidos nos programas de atendimento", destaca a diretora.

"Incluir também é garantir o lazer"

Além do papel essencial do lúdico no desenvolvimento infantil, os brinquedos adaptados promovem a acessibilidade, integração entre as crianças, estimula a aceitação das diferenças e reforça os vínculos de amizade. "Foi um ótimo investimento e pode servir como modelo e exemplo para demais instituições que trabalham com esse público. Incluir também é garantir o lazer", conclui Edinéia.

(Trabalho de assessoria voluntária das acadêmicas Edna Schmitz e Giovana Bordignon, da disciplina de Assessoria de Comunicação, do curso de Jornalismo do Centro Universitário SATC, sob supervisão da professora Nadia Couto)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito