Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Um avanço em prol de quem tem transtorno do espectro autista

Câmara aprova projeto que prevê medida de proteção aos portadores do transtorno em Criciúma
Por Redação Criciúma, SC, 27/10/2020 - 20:34
Vereador Salésio Lima / Divulgação
Vereador Salésio Lima / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O projeto de lei, PL nº 95/2020, que limita a distância de emissão de sons e ruídos que prejudiquem o bem-estar do portador de Transtorno do Espectro Autista em espaços públicos foi aprovado na Câmara de Vereadores de Criciúma na sessão desta terça-feira, 27.

A matéria aprovada por unanimidade pelos parlamentares busca estabelecer uma medida de proteção aos portadores limitando em 200 metros a distância da fonte emissora de som até a residência da pessoa diagnosticada com o Transtorno. A medida é válida durante todo o dia e para emissão de ruídos de qualquer natureza, provocados por ação humana, em espaços públicos de uso comum que prejudiquem o seu bem-estar.

O autor do projeto, vereador Salésio Lima (PSD), ressalta que o projeto foi pensado buscando assegurar maior qualidade de vida aqueles que enfrentam dificuldades além das usuais em virtude de sua excepcional condição mental. “Sabe-se que os sons são interpretados de forma diferente, fazendo com que qualquer barulho possa causar grande desconforto, ou mesmo desencadear um estado de crise. Portanto, em razão da hipersensibilidade auditiva, condição presente no Transtorno do Espectro Autista, intenta-se criar uma ferramenta que possibilite findar a poluição sonora em espaços públicos no raio de até 200 metros da residência do portador, quando esta vier a perturbá-lo”, afirma o vereador em sua justificativa.

Para identificar a residência o portador do transtorno ou o seu responsável legal poderá solicitar ao órgão público a identificação com placa informativa, contendo nela o símbolo mundial do autismo e o início e fim da limitação do ruído.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito