O vereador de Criciúma Valdeci Bittencourt (PSD), o Amaral, pediu desculpas aos advogados durante a sessão itinerante realizada na noite desta terça-feira (25), na Abadeus, no bairro Cristo Redentor. A retratação ocorreu um dia após o parlamentar afirmar que “50% dos advogados estudam para roubar os pobres” durante uma sessão na Câmara.
Amaral reconheceu que exagerou nas palavras e fez uma generalização sem apresentar dados que sustentassem o percentual citado. Segundo ele, a declaração ocorreu durante um debate sobre a atuação de profissionais em processos envolvendo aposentados.
LEIA MAIS:
- 'Estudam para roubar': Crítica de vereador a advogados gera reação da OAB
- Câmara de Criciúma elege novo 2º secretário após renúncia de vereador
- “Ele me incentivou a entrar na vida pública”: os bastidores da trajetória de Manoel Dias
“Retiro expressamente essa generalização, o percentual mencionado, e peço humildemente minhas sinceras desculpas aos bons advogados e às boas advogadas atingidos pelas minhas palavras”, afirmou o vereador.
OAB havia anunciado medidas após declaração
A fala provocou reação da OAB de Santa Catarina e da Subseção de Criciúma. A entidade informou que avaliaria juridicamente as declarações e poderia adotar medidas judiciais e institucionais.
Na terça-feira, o presidente da OAB de Criciúma, Moacyr Jardim de Menezes Neto, afirmou que a categoria recebeu a declaração com indignação e classificou a fala como sem embasamento.
Segundo Neto, o vereador tem liberdade para fazer críticas, mas deve respeitar os limites da civilidade e da responsabilidade.
- OAB considerou a generalização injustificada
- Entidade havia anunciado análise jurídica do caso
- Câmara também se distanciou da declaração e afirmou que a fala individual não representa a instituição
Na retratação, Amaral também destacou a importância da advocacia e afirmou reconhecer o papel dos profissionais na defesa dos direitos dos cidadãos e da democracia.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!