Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Última rodada da Série A define 2020 de quatro clubes

Vaga na Sul-americana e último rebaixado serão conhecidos neste domingo
Por Heitor Araujo 08/12/2019 - 10:24 Atualizado em 08/12/2019 - 13:39
(Foto: Bruno Haddad / Cruzeiro)
(Foto: Bruno Haddad / Cruzeiro)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A última rodada do Campeonato Brasileiro definirá o 2020 de quatro equipes. As demais já têm o futuro definido, restando apenas o remanejamento da colocação final, que acaba alterando a premiação de cada equipe. A todo vapor, Cruzeiro e Ceará entraram em campo na luta contra o rebaixamento, enquanto Botafogo e Fluminense disputam a última vaga à Copa Sul-americana.

O confronto mais importante acaba sendo Botafogo x Ceará, no Engenhão. As duas equipes precisam de um resultado positivo para confirmar as aspirações pretendidas. Ao Vozão, basta um empate para escapar do rebaixamento. Para a Estrela Solitária, o empate pode até bastar, mas o ideal é a vitória para secar o Fluminense e tentar roubar do rival a vaga para a Copa Sul-americana. Todos os jogos da rodada serão realizados às 16h deste domingo, 8.

Rebaixamento

O Ceará tem 38 pontos e está na 16ª colocação; o Cruzeiro é o 17º com 36. As duas equipes têm tropeçado nas últimas rodadas. Um empate do Ceará rebaixa automaticamente o Cruzeiro, devido ao número de vitórias do Vozão. Se o Ceará perder para o Botafogo, o Cruzeiro precisa vencer o Palmeiras, no Mineirão. É a única combinação que salva os mineiros do primeiro rebaixamento da história.

CSA, Chapecoense e Avaí já estão rebaixados. Aliás, o Leão da Ilha pode fazer a pior campanha de uma equipe desde 2007, quando o América-RN fez apenas 17 pontos em 38 jogos. O Avaí tem 19 pontos e, se empatar contra o Athletico Paranaense na Ressacada, iguala a campanha do Náutico em 2013. Independente do resultado, esta já é a pior campanha do time catarinense na Série A.

Sul-americana

Para muitos um prêmio de consolação por não ter conseguido a vaga para a Libertadores, a Copa Sul-americana pode ser bastante celebrada por algum dos cariocas. A última vaga está em aberto: fica entre Fluminense, 14° lugar com 43 pontos, ou Botafogo, 15° com 42.

O Fogão está desde a 36ª rodada livre do rebaixamento. Para classificar à competição sul-americana, precisa roubar a posição do Fluminense, que também escapou do rebaixamento na penúltima rodada. O Flu enfrenta o Corinthians, classificado para a pré-Libertadores e sem chances de ir diretamente à fase de grupos da competição. A partida será em São Paulo.

Já o Tricolor carioca, se vencer o Corinthians, confirma a vaga para a Sul-americana. Se empatar, torce para que o Botafogo não vença o Ceará. Um empate do Botafogo aliado a uma derrota do Fluminense coloca o Fogão na competição continental.

Com vaga garantida para a Copa Sul-americana estão Fortaleza, que pela primeira vez disputará uma competição continental, Goiás, Bahia, Atlético Mineiro e Vasco.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito