Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Três décadas dedicadas à proteção

Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso completa 30 anos de existência
Por Francine Ferreira Criciúma, SC, 01/11/2018 - 08:47 Atualizado em 01/11/2018 - 17:11
Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo
Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dos 38 anos como policial civil, 30 foram passados na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Criciúma. Com todo esse tempo na bagagem da experiência, a agente Creusa Maria Longuinho garante que, durante as três décadas de funcionamento da delegacia especializada, muitas conquistas foram obtidas, principalmente em relação ao combate à violência doméstica.

Nesta semana, a fundação das DPCAMIs completou 30 anos em toda Santa Catarina. “No início era eu e mais duas agentes, além de uma escrivã. A lida era muito difícil, na época não existia uma lei que representasse as mulheres, então eram lavrados apenas Termos Circunstanciados. Com o avanço da legislação e tecnologia, hoje por meio da Lei Maria da Penha, já podemos instaurar inquéritos policiais, conseguir medidas protetivas. A delegacia também foi tendo mais avanços e policiais, se tornando realmente um local especializado no atendimento à criança, adolescente infrator e vítima, mulher e idoso”, conta Creusa.

Mais coragem e aceitação

Com o passar do tempo, a agente avalia que a existência da DPCAMI e da legislação em defesa das mulheres fez com que as vítimas passassem a procurar mais por socorro. “Sinto que a gente já fez bastante pela sociedade de Criciúma e que as mulheres estão tendo mais coragem de procurar a delegacia para fazer o registro contra os companheiros”, destaca.

“E como policial, fico contente com o avanço que nós mulheres policiais civis também conquistamos, uma vez que, atualmente, somos mais valorizadas até pelos nossos agentes e delegados. Mostramos para eles que temos a mesma competência em fazer o trabalho e que não são só os homens que podem ir para a rua. Antigamente éramos bastantes criticadas, eles preferiam fazer todo o trabalho, já hoje saímos para cumprir mandados e fazer blitze normalmente, muitas vezes começamos às cinco da manhã e seguimos até terminar o dia”, acrescenta Creusa.

Ainda que já tenha cumprido os 25 anos necessários para a aposentadoria, a agente da DPCAMI garante que ainda permanecerá por muito tempo atuando na delegacia de Criciúma. “Eu amo a minha profissão, minha camisa, e enquanto tiver saúde e disposição quero ficar. Mesmo já tendo sofrido atentados, não desisto, vou seguir dando meu suor enquanto conseguir”, finaliza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito