Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Trabalhadores químicos começam a ser ouvidos para elaboração do rol de reivindicações

Visando a renovação da convenção coletiva de trabalho do segmento

Por Redação Criciúma, 22/07/2025 - 14:13
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os mais de 3,5 mil trabalhadores das indústrias químicas e farmacêuticas de Criciúma e região começaram a ser ouvidos nesta segunda-feira (21) pelo sindicato da categoria, para elaboração do rol de reivindicações, a ser apresentado à direção do Sinquisul, entidade que representa mais de uma centena de empresas do setor na região, visando a renovação da convenção coletiva de trabalho do segmento.

"A data-base da categoria é 1º de agosto e como prevê a lei e a tradição do mundo do trabalho, como representante legal dessa massa trabalhadora, devemos promover assembleias e ouvir sugestões dos trabalhadores para serem levadas à mesa de negociação", explica do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, Carlos de Cordes, o Dé.

As assembleias serão realizadas até quinta-feira (24). As duas primeiras, uma pela manhã e outra no final da tarde desta segunda-feira (21) foram realizadas no auditório da sede social do Sindicato, no bairro Comerciário. "A maior parte dos trabalhadores do segmento regional é ouvida nas trocas de turnos das principais empresas da região", explica Carlos de Cordes.

Na prática, ressalta de Cordes, com base na experiência de anos anteriores, a diretoria leva uma pré-proposta e convoca os trabalhadores a opinar e sugerir novas pautas. "A necessidade do acompanhamento dos pais em internações domiciliares, por exemplo, surgiu em um momento destes e já faz parte das convenções coletivas das categorias representadas por nosso sindicato", pontua o presidente.

Aumento real de salários e do Programa de Participação nos Resultados (PPR), valorização do piso salarial, segurança no trabalho, retorno das homologações de rescisões de contrato de trabalho no Sindicato, são alguns dos pontos defendidos pela diretoria para integrar o rol de reivindicações. Três grandes empresas da região, todas do ramo de tintas e derivados, empregam, praticamente, metade dos trabalhadores representados pelo Sindicato presidido por Carlos de Cordes.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito