Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Todo mundo tem medo

Do Avesso comemora o Dia das Bruxas com histórias de terror
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 31/10/2018 - 15:10Atualizado em 31/10/2018 - 15:48
Foto: Mano Dal Ponte
Foto: Mano Dal Ponte

O Dia das Bruxas é um feriado mundialmente conhecido e comemorado no dia 31 de outubro. A celebração acontece na véspera do Dia de Todos os Santos e em muitos países é comemorada com festas a fantasia, casas decoradas e doces. No Do Avesso desta quarta-feira (31) Pity Búrigo e Mano Dal Pont receberam as contadoras de histórias Eloisa da Rosa Oliveira e Gislene Camargo para falar sobre histórias de terror.

“Medo é medo. Todos temos medos. A história de terror é uma possibilidade para crianças. Eu trabalhei com crianças e quando eu contava as histórias eles lidavam com os medos deles. Quem não lidava bem eram as mães que as vezes ligava reclamando que as crianças não conseguiam dormir”, brincou Gislene. Ela, que é pedagoga e mestre em educação, conta que as crianças preferem história ‘reais’.

Segundo Eloisa, que é graduada em letras e mestre em teoria Literária, existe terror do bem. “Um exemplo é adolescente, quando está em tédio, busca o medo como uma forma de dar uma extravasada. Por isso, muitos adolescentes gostam de filme de terror”, revelou.

Eloisa foi aluna visitante na University College Dublin, Irlanda, onde desenvolveu parte da pesquisa relacionada à tese de seu doutorado e vivenciou o Halloween comemorado no país. “É um mês diferente que mexe com a cultura do país. Não são só fantasias, tudo ganha decoração As pessoas passam uma semana inteira fazendo festas e comemorações. Eles se inspiram até em locais formais. As pessoas vão fantasiadas para o trabalho, por exemplo. As pessoas deixam o terno de lado e vão de fantasia”, disse.

Confira o Programa do Avesso completo: