Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Todo dia, Hospital São José chega a 100% de ocupação da UTI

Hoje o HSJ está com 94,7% dos leitos ocupados, mas rotatividade de pacientes faz bater 100% de ocupação
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 07/08/2020 - 09:10 Atualizado em 07/08/2020 - 09:22
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Atualmente a ocupação hospitalar dos leitos do SUS da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José (HSJ) de Criciúma para o tratamento do coronavírus é de 94,7%. O hospital conta com 38 leitos do SUS destinados para a covid-19, sendo que 36 estão ocupados. O número preocupa, pois de acordo com o diretor técnico do HSJ, Raphael Elias de Farias, diariamente, em algum momento do dia, o hospital chega a 100% de ocupação. Isso ocorre devido a rotatividade de pacientes. Ainda, aproximadamente 70% dos leitos ocupados hoje são de pacientes da Amrec - Região Carbonífera. 

"A nossa preocupação é com os leitos de UTI, nas últimas duas ou três semanas sempre estivemos próximos ao menos 100% de ocupação. E em algum momento do dia nós chegamos a 100%, devido a pacientes que chegam, saem e entram para esses leitos", explicou ao programa Adelor Lessa na manhã desta sexta-feira, 7. 

Conforme Farias, o sistema ainda não chegou em um colapso. "Colapsado ainda não estamos, pois não tem pacientes que estão desassistidos de atendimento. Colapso seria pacientes desassistido. Mas estamos com uma ocupação crítica, pois havendo um aumento de casos, pode colapsar o sistema", afirmou. 

Além disso, a enfermaria conta atualmente com 33 pacientes. "A ocupação é bem menor e também temos uma ala pronta para atender mais gente", comentou. 

Leitos ocupados pela Amrec

De acordo com o diretor técnico, 70% dos leitos do SUS atualmente são ocupados por pacientes da Amrec - Região Carbonífera, sendo os outros 30% de pacientes de outras localidades, como também da Amurel - Região de Laguna - e da Amesc - Extremo Sul.

Preocupação com medicamentos

Segundo Farias, atualmente o Hospital conta com medicamentos em estoques para o atendimento dos pacientes. "Uma preocupação do estado é com medicamentos e ainda ontem eles nos abasteceu. Nós aqui no São José temos uma rede nacional de abastecimento interno muito atuante e estamos desde o início da pandemia com o estoque cheio, mas estamos em cinco meses de pandemia e se a situação se agravar pode dificultar o estoque", comentou. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito