Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Terra Nostra: por que os italianos imigraram para o Brasil?

Será comemorado na quarta-feira o Dia do Imigrante Italiano no Brasil
Por Redação Criciúma - SC, 20/02/2018 - 20:34
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

É comemorado em 21 de fevereiro o Dia do Imigrante Italiano no Brasil, país com mais desentendes e raízes em todo o planeta. Os primeiros imigrantes deixaram a Itália a partir das últimas décadas do século XIX. Porém, esse fenômeno social ganhou maiores proporções nos primeiros anos do século seguinte. Estima-se que cerca de 120 mil italianos deixam o país nativo em busca de melhores condições de vida. A imigração transoceânica passou a ser predominante, e os viajantes italianos tinham estabelecido três destinos principais: Estados Unidos, Argentina e Brasil.

Esse processo imigratório ocorreu, principalmente, devido a uma grave crise por falta de empregos, gerada, entre outros motivos, pelo processo de industrialização do país. Nos primeiros anos, 80% dos imigrantes partiram do Norte da Itália. O processo de imigração só ocorreu em massa no sul italiano no início do século XX, quando os sulistas passaram a dominar as rotas de saída do país.

Afinal, por que muitos italianos escolheram o Brasil? Se por um lado, naquela época, pós-guerra, a Itália passava por um momento de estabilidade econômica e com muitas pessoas querendo buscar trabalhos em outros países, o Brasil se encontrava em situação oposta. A terra do canarinho necessitava de mão-de-obra agrícola, pois acabara de passar pelo processo de Abolição da Escravatura (1888), e via no europeu o perfil ideal para trabalhar nas lavouras. O próprio governo brasileiro chegou a fazer campanhas na Itália para incentivarem as pessoas a virem trabalhar no país.

Alguns imigrantes estavam dispostos a criarem pequenas empresas e a prosperarem em solo tupiniquim, muitos vendiam tudo o que possuíam na Itália e investiam em áreas como a agricultura, o comércio, a prestação de serviço e a indústria. O sul catarinense é famoso pela influência italiana. Em Urussanga o plantio de uva para produção de vinho é antigo, assim como as fortes raízes do catolicismo encontrado por aqui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito