Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Terceiro município com mais casos do Covid-19 no estado, Braço do Norte permanece em alerta

Festa social ajudou na propagação do vírus na cidade; prefeitura fez desinfecção nas ruas e inaugura centro de triagem
Por Heitor Araujo Braço do Norte - SC, 25/03/2020 - 08:53 Atualizado em 25/03/2020 - 08:58
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Longe de ser um dos municípios mais populosos de Santa Catarina, Braço do Norte é o terceiro com mais casos confirmados de coronavírus no Estado, atrás apenas da capital Florianópolis e de Itajaí. A prefeitura afirma que uma festa realizada na cidade, com a presença de uma pessoa contaminada, ajudou no disparo rápido de exames positivos do Covid-19: atualmente, são nove pessoas infectadas.

O prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten, lembra que o primeiro caso no município é de uma pessoa que esteve no exterior e trouxe o vírus. A festa social teria sido, sim o segundo fator que desencadeou o surto na cidade. 

"O início, do primeiro paciente, trata-se de um viajante. Aí iniciou essa propagação. Houve sim a sequência oriunda dessa festa. Não podemos julgar, ninguém sabia que ia passar por isso, mas é sim o segundo motivo", aponta.

A prefeitura realizou na segunda-feira a desinfecção das ruas e mantêm em vigor as medidas restritivas, em acordo com o decreto estadual. Roberto Kuerten lembra que a suspensão de aulas e redução das atividades nas indústrias, por exemplo, foram decretadas antes do governo do Estado. 

"Estamos preocupados no combate ao vírus, que já é uma realidade. Tomamos várias medidas administrativas, seguindo o decreto do governo do estado, inclusive muitas vezes nos antecipamos, como a paralisação das aulas. Limitamos os números de pessoas nos supermercados, determinado no máximo 20 pessoas, independentemente no tamanho", lembra o prefeito.

O comércio permanece fechado e a fiscalização permanente. O início da vacinação contra o Influenza teve profissionais da saúde indo até a casa dos idosos para a aplicação. Nesta quarta-feira começou a atividade do centro de triagem no município, que atenderá os quadros gripais, liberando as unidades de saúde para o restante dos serviços. 

"Braço do Norte continuará com essa linha de conduta. Infelizmente, não sou favorável ao depoimento do nosso presidente da república. Continuaremos tratando a questão de forma muito séria, de acordo com as recomendações da OMS. Sabemos o que acontece na Itália. Aqui podemos pecar pelo excesso mas não pela omissão", concluiu. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito