Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ter um arma de fogo é mais difícil do que parece

No Do Avesso, especialistas no assunto comentaram os passes antes de conseguir a posse
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 30/08/2018 - 14:38 Atualizado em 30/08/2018 - 15:42

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quem deseja ter uma arma registrada no Brasil precisa ser maior de 25 anos. Mano Dal Ponte e Pity Búrigo receberam no Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, o instrutor de armamento e tiro, credenciado Policia Federal, Marcos Garcia e a psicóloga credenciada Policia Federal e Detran Sirlei Teixeira para uma conversa sobre armas de fogo.

“A pessoa não pode ter antecedentes criminais, como ter cometido crime contra a vida. Não tem nada a ver com o SPC”, comentou Garcia, se referindo ao que é necessário para ter uma arma. “É feito uma entrevista, é investigado a vida social da pessoa e tudo isso dentro de uma análise, o olhar, o comportamento, a maneira de respirar”, explicou Sirlei.

Garcia é contra o desarmamento que aconteceu no Brasil, citou que em outros países da América Latina, como o Uruguai, as armas de fogo são liberadas, e segundo ele, a criminalidade é menor. “A gente tá criminalizando o objeto e não a ação, quem quiser vai encontrar um meio para cometer a ação criminosa”, afirmou.

Quem for aprovado nos testes psicológico, pode começar as aulas de tiro, que custam a partir de R$ 150,00. Cada tipo de arma tem uma prova especifica, com pontuação, onde o candidato deve acertar ao menos 60% dos alvos, em cada ponto. Quem reprova precisa esperar um mês para tentar novamente.

No Brasil o porte de arma de fogo tem duração de cinco anos, autorizando a pessoa a transportar consigo, de forma discreto. O porte de arma é permitido apenas depois da pessoa ter posse de arma, e é conseguido apenas se a pessoa necessitar para defesa. “Existe todo um trabalho por trás, não é só chegar e comprar a arma”, completa a psicóloga.

Ouça o Programa do Avesso na íntegra: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito