Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Tenho invenções que foram copiadas por empresas na cara dura”

Inventor de Nova Veneza, Aldair José Coral já desenvolveu produtos para empresas da Europa
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 13/10/2017 - 15:20
(foto: Amanda Farias)
(foto: Amanda Farias)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os brasileiros são conhecidos por ser um povo criativo, que consegue superar os problemas e dificuldades na base de invenções. Um grande exemplo disso é Aldair José Coral, de Nova Veneza, que começou a desenvolver aparatos aos 14 anos. Seu trabalho é reconhecido desde a chegada da Agrovêneto na cidade.

Sua principal atuação é na avicultura, desenvolvendo novos equipamentos que facilitem a produção. A primeira criação foi uma bica, instalada no telhado de um aviário, facilitando a colocação de ração, antes disso, era necessário retirar as telhas para descarregar a alimentação dos animais.

“Tenho invenções que foram copiadas por empresas na cara dura. Existem invenções que são grandes mudanças, outras apenas transformações”, pensou Aldair.

Também desenvolveu um aparelho de fisioterapia, para um homem paraplégico. Assim ele pode movimentar suas pernas. “Ele queria pagar pelo equipamento, mas eu não aceitei. Fiz e entreguei para ele”, disse.

O inventor já criou mais de 30 produtos, e possui também outros 20 projetos. Aldair é piloto de avião e formado em técnico em administração. As pessoas costumam lhe procurar para solucionar problemas de diversas áreas. 

Uma de suas criações mais famosas é uma espécie de triciclo, denominado “mexedor de cama”. Na avicultura, o piso do galpão onde ficam os frangos é chamado de cama do aviário. Antes o local era mexido com um tipo de enxada. A ideia chamou atenção de produtores europeus. “Os frangos não podem criar calo, pois se não os países asiáticos não compram as patas. Por isso desenvolvi uma ideia para acabar com este problema”, afirmou.

Atualmente está desenvolvendo um equipamento que monitore a temperatura no local onde ficam leitões. A técnica atual utiliza lâmpadas, e é difícil de ser controlada.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito