Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Temporada com mais de 20 mil casos de águas-vivas em Santa Catarina

Animais marítimos têm aparecido com frequência nas praias do litoral sul
Por Erik Behenck Balneário Rincão - SC, 09/01/2020 - 19:10
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Entre os dias 12 de dezembro e 5 de janeiro, foram registrados 20.358 casos de contatos com água-viva em Santa Catarina. Essa tem sido uma reclamação constante de banhistas que se refrescam no Balneário Rincão e também no Balneário Arroio do Silva. Mas, segundo o capitão Renan Fernandes, do Corpo de Bombeiros de Içara, os números são positivos.

“Acompanhando no estado tivemos uma redução considerável neste período”, afirmou. “Tivemos uns anos anteriores como uma incidência grande, tem umas pessoas que são alérgicas, então criamos a bandeira lilás, quando ela está instalada, isso significa que na área tem muitas águas-vivas, então usamos para sinalizar se ali tem ou não”, completou.

Muitos acreditam que quando a temperatura da água aumenta, as águas-vivas começam a aparecer com mais força, porém, de acordo com Fernandes, essa informação não é tão precisa. “Elas ficam a mercê das correntes marítimas e se movimentam em um local pequeno, mas existem as correntes marítimas. No Nordeste as águas são bem mais quentes e não tem tantas águas-vivas”, explicou.

Estimativas indicam que a cada ano 150 milhões de casos de queimaduras por águas-vivas são registrados no mundo inteiro. Logo que acontece o contato, a pele sente uma ardência, já aquelas que causam problemas circulatórios e neurológicos não existem em nosso país.

E se for pego por uma delas, que também são conhecidas como medusa, o recomendado é lavar a região com água do mar, para remover os tentáculos que possam ter ficado na pele, usando uma pinça, em seguida, a aplicação de compressas com vinagre é interessante. Pasta de dente e urina são substâncias que não colaboram com o tratamento.

Tags: água-viva

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito