Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Teleconsulta: Projeto de Urussanga será implantado na Amrec

Pauta, da campanha à reeleição do prefeito Gustavo Cancellier, foi debatida em encontro na associação dos municípios
Por Redação Urussanga, SC, 25/11/2020 - 12:58
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o intuito de fortalecer o combate da propagação do novo coronavírus e diminuir os riscos de contaminação, aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, na sede da Amrec, reunião entre os membros do colegiado de Saúde, profissionais da linha de frente de combate à pandemia e representantes da Uunesc. Na ocasião, foi discutida a efetivação de uma idéia nascida em Urussanga, a qual faz parte do Plano de Governo do prefeito reeleito Gustavo Cancellier e do vereador e vice-prefeito eleito, Jair Nandi.

Trata-se da implantação do programa de teleconsulta que tem como objetivo atender a população, de maneira remota, como forma de ampliar os horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive aos finais de semana. O médico da família e membro do Comitê de Combate à Covid-19 de Urussanga, Alexandre Régio Gomes, conhecido como Dr. Kaleb, que já pratica a teleconsulta há alguns anos, explanou sobre o programa.

"A teleconsulta é segura, principalmente no que diz respeito ao distanciamento entre as pessoas, e eficaz. Neste atendimento é possível identificar sintomas, por meio de uma conversa com o paciente, o envio de vídeos... e, assim, identificar a necessidade de consulta presencial ou já fazer os encaminhamentos como prescrições e receitas", explica. "A teleconsulta tem um nível de resolutividade bastante significativo. Em Urussanga, vamos ter esse atendimento após os horários das unidades básicas e nos finais de semana. O objetivo é dar maior cobertura médica à população", emendou Ingrid Zanelatto, secretária de saúde de Urussanga.

O prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, fala da importância de fazer o melhor para a saúde de Urussanga e contribuir com a saúde da região como um todo. "Ficamos felizes. Parabenizamos e agradecemos a secretaria de saúde como um todo; a secretária Ingrid Zanelatto, por ter construído conosco o Plano de Governo para o segundo mandato, e dentro dessa construção encontra-se a telemedicina que é um grande avanço, o qual vamos introduzir no município de Urussanga", destacou.

Cancellier ratifica: "Ficamos ainda mais felizes pelo fato de a secretária e o dr. Kaleb levarem a sugestão aos secretários de saúde da região carbonífera, os mesmos aprovarem o programa que íamos aplicar na atenção básica, aplicando-o de maneira urgente e rápida para melhorar o atendimento relacionado à Covid. Isso nos deixa ainda mais certos de que a telemedicina será, realmente, uma grande ferramenta no combate à pandemia e vai contribuir com a saúde da população dos 12 municípios. E nos dá a segurança para depois aplicarmos isso na nossa rede de atenção básica aqui no município de Urussanga", avalia o prefeito urussanguense.

Implantação do sistema e parceria Unesc

O programa passou pelo crivo do colegiado e vai contar com a estrutura tecnológica da Unesc. A proposta de teleconsulta "SOS Covid-19 Amrec/Unesc", deve ser implantado nos próximos dias e será adaptado SOS Covid-19, disponibilizado pela universidade. A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, professora Gisele Coelho Lopes, falou das adaptações.

"Para agilizar o lançamento deste serviço os representantes de cada município nos enviaram dados específicos de sua cidade, pois cada um tem a sua realidade, para podermos adaptar nossa ferramenta. A universidade participa com a tecnologia e os profissionais que já fazem a triagem no SOS Covid, e os municípios entram com os profissionais para o atendimento médico via teleconsulta, que terá os horários ampliados conforme a necessidade de cada município", explicou Gisele acrescentando que o processo agora é adiantar a logística "para lançar o programa o mais breve possível".

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito