Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Técnico criciumense de xadrez é convocado para comandar Seleção Brasileira

Claudionor Pirola comandará a equipe em uma das maiores competições multiesportivas internacionais

Redação Criciúma, SC, 16/06/2024 - 11:02 Atualizado em 16/06/2024 - 11:02
Foto: Divulgação/FME
Foto: Divulgação/FME

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O técnico da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Claudionor Pirola, foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para comandar a equipe do Brasil de xadrez em uma das maiores competições multiesportivas internacionais, o Brics Sports Games ou Jogos Esportivos do Brics, em Kazan, na Rússia. O técnico viaja nesta sexta-feira (14), com a enxadrista criciumense Kathiê Librelato, que também vai representar a Seleção Brasileira no torneio.

A 6ª edição do evento será a maior já realizada, tendo a participação de mais de 60 países, disputando 27 modalidades. A delegação brasileira será formada por 112 atletas, que vão competir em 15 modalidades. Os jogos tiveram início na última terça-feira (11) e seguem até o dia 23 de junho. As disputas do xadrez ocorrem entre os dias 18 e 21. É a primeira vez que o técnico criciumense comandará a equipe principal da Seleção Brasileira de xadrez. Pirola já havia sido convocado para dois Festival Sul-Americano (Sub-18 e Sub-20) e um Campeonato Pan-Americano (Sub-20).

"É uma honra para mim representar o Brasil em uma competição desta envergadura. Não será fácil, pois teremos na disputa as maiores potências mundiais do xadrez, que são a China e a Índia, além de uma referência na modalidade, que é a Rússia. Mas, vamos nos dedicar ao máximo e dar o nosso melhor. Acima de tudo, quero desfrutar da oportunidade de participar da competição e estar ao lado de grandes nomes", comenta o treinador.

Além do comandante, a equipe brasileira de xadrez terá quatro atletas: WMI Kathiê Librelato (SC) e MF Lucas Aguiar (DF), atuais campeões brasileiros nos ritmos Blitz e Rápido, Feminino e Absoluto, respectivamente, e Isabela Conti (MG) e Ryan Wesley (SC), atuais campeões brasileiros universitários, Feminino e Masculino, respectivamente. Na competição, serão 120 enxadristas disputando quatro provas: individuais (masculino e feminino) e dupla mista, nos estilos Blitz e Rápido.

Jogos Esportivos do Brics

Os Jogos Esportivos do Brics são realizados, anualmente, pelos países-membros do grupo econômico, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além dos recentemente incorporados, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. O país que preside o bloco em cada ano, geralmente, é o responsável pela promoção do evento. O Brasil terá a missão de organizar a 7ª edição, em 2025. A competição não possui modalidades pré-definidas, são determinadas pelos anfitriões.

---

Colaboração: Émerson Justo

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito