Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sul catarinense sofrerá impactos com a guerra na Ucrânia

Preocupação foi demonstrada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico em entrevista à Rádio Som Maior 
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 09/03/2022 - 17:45 Atualizado em 09/03/2022 - 19:18
Secretário Luciano Buligon / Foto: Maurício Vieira / Secom
Secretário Luciano Buligon / Foto: Maurício Vieira / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A invasão da russa na Ucrânia iniciou em 24 de fevereiro de 2022 e colocou o mundo todo em alerta. Além dos perigos de uma guerra mundial os fatores econômicos também estão preocupando os governos, inclusive o de Santa Catarina. E os impactos poderão ser sentidos também no Sul do estado, região forte na produção agrícola. 

“Ainda não fomos atingidos economicamente, mas há uma expectativa que teremos dificuldades principalmente pelo insumo (fertilizante) para o agronegócio e o potássio que é muito importante para nossa agroindústria”, afirma Luciano Buligon, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina.

Por causa do receio de não poder mais importar da região que está em guerra, o governo do Estado já vem estudando alternativas como afirma Buligon. “Já nos preparamos e se houver alguma mudança na área de importação, Santa Catarina já está preparada para buscar os insumos em outros países. Temos a convicção que em todas as dificuldades que tivemos conseguimos um caminho. Tem muita dificuldade sim, mas acreditamos no catarinense que sempre buscou uma alternativa”. 

Secretário esteve na Caravana do Emprego nesta quarta em Araranguá / Foto: Gregório Silveira / 4oito

O secretário ainda adianta que a preocupação vem sendo a pauta de conversas entre governos estadual e federal. “Nós estamos muito atentos a isso. O governador tem falado com a ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para se necessário buscar uma saída em conjunto”, encerrou Luciano Buligon, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina.   

Ambos os países mantêm laços econômicos importantes com Santa Catarina. Em 2021 o estado catarinense investiu mais de US$ 200 milhões na compra de insumos das duas nações. A Rússia também é um forte mercado consumidor da proteína animal de Santa Catarina, principalmente a carne de porco. No ano passado os russos investiram US$ 101,16 milhões nesse setor catarinense.  

Ouça a entrevista do secretário no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito