Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Startups e aplicativos: tecnologia a favor dos negócios locais

Através do aplicativo Nummus, estudante do curso de Sistemas de Informação da Esucri pode auxiliar empresas locais na fidelização de clientes
Por Redação Criciúma, SC, 19/05/2020 - 20:25
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Colocar em prática os conhecimentos adquiridos é um dos objetivos do curso de Sistemas de Informação da Esucri, onde os alunos são direcionados a aplicar recursos tecnológicos na condução dos negócios. Seguindo essa ideia, o estudante  João Manoel Aureliano possui o desafio de implantar uma startup através do projeto que desenvolveu: o aplicativo Nummus.

A ideia do app surgiu de uma necessidade do mercado brasileiro, o negócio local. Um posto de combustível de Criciúma marcou uma reunião com João, para explicar a necessidade que eles tinham de fidelizar seus clientes. “Depois dessa reunião comecei a estudar sobre o tema, entender o mercado. Testei todos os programas de fidelidades que encontrei, e assim começou a primeira etapa com ideias que foram sendo colocadas em prática”, explica o aluno.

O Nummus é um aplicativo de cashback, o que em tradução livre quer dizer “dinheiro de volta”. A pessoa compra em uma loja e ao usá-lo paga o valor do produto, mas recebe o cashback. Ou seja, parte do valor da compra voltará para o cliente, que fica registrado na carteira digital do aplicativo. Depois, em uma nova compra no mesmo local, existe a opção de resgate, dependendo da política do estabelecimento.

“Em setembro do ano passado montei uma pesquisa de mercado, com consumidores, buscando concorrentes diretos e indiretos, criando um planejamento de custos/despesas e com ajuda de uma ferramenta de Big Data, busquei todos os possíveis clientes a nível nacional. Em 15 dias, fizemos a primeira versão do Nummus, e colocamos rodar o “MPV” (Mínimo Produto Viável), em um cliente piloto”, enfatiza.

Com a orientação do empresário, investidor e mentor do projeto Guilherme Balsini, a startup já empregou dois outros alunos do curso: os estudantes Alan Lucas da Cruz e Felipe Augusto. “Esse networking entre professores, alunos e os próprios colegas é incentivado a cada dia. Projetos em grupos são abordados nas disciplinas de Empreendedorismo, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), nas próprias cadeiras técnicas de desenvolvimento de software, em linguagens de programação e banco de dados”, exemplifica a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Andréia Ana Bernardini.

Alternativa para o comércio local

A plataforma foi toda desenvolvida para resolver e oferecer novos caminhos para que empreendedores e negócios locais fortaleçam a fidelidade com seus clientes. É uma startup que respira tecnologia e transpira inovação. Acompanha, fideliza, entrega o que o cliente e o consumidor desejam: satisfação. De negócio, lucro e recompensas. É ágil e com um simples passo a passo permite que uma relação de balcão dure para a vida toda, ainda mais nesses tempos de Covid-19.

“O curso cria uma relação de proximidade com os professores, explorando o desenvolvimento de relações com colegas que podem ser valiosas no futuro, pois a troca de conhecimentos que vem dessa interação, do aprendizado em sala de aula, do planejamento de trabalhos, ajuda o alunos a desenvolver novas ideias”, concluiu Bernardini.

O aplicativo está disponível em todas as plataformas mobile Android e iOS, através de suas lojas virtuais, e também pelo site  https://www.nummus.com.br/.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito