Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sonho de um Centro de Inovação vai virar realidade em Araranguá

Um protocolo de intenções já foi assinado por Estado e prefeitura
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 01/04/2022 - 17:10 Atualizado em 01/04/2022 - 17:16
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Araranguá está ampliando os horizontes rumo a um centro de inovação na cidade. A Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul do Estado (Aciva), participou no final dessa semana de uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Luciano Buligon. Na oportunidade foi assinado um protocolo de intenções para a implantação do espaço. A reinvindicação já é antiga e vai alavancar a economia da Amesc como um todo.    

O presidente da Aciva, Beto Sasso, explica a importância desse primeiro passo. “Nós já estávamos trabalhando há algum tempo para tentar trazer um centro de inovação para a região do Vale do Araranguá, assim como já tem em Criciúma. O primeiro passo era a assinatura de um secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, no caso o Luciano Buligon e a assinatura do prefeito Cesar Cesa, formalizando uma carta de intenções. A boa notícia é que conseguimos realizar esse primeiro passo e agora vamos seguir acompanhando a secretaria de Desenvolvimento do Estado. Faremos também essa ponte do poder público com as universidades, que têm sido muito participativas na questão da inovação no município e região e a Aciva representando as empresas”.

Polo universidades

Beto Sasso destaca a força de Araranguá como um polo universitário. “Faz alguns anos, não só a Aciva, mas também outras entidades, entenderam que uma das vocações da cidade poderia ser a questão do ensino, principalmente o superior. Conseguimos trazer UFSC, IFSC, Unesc, Unisul e alavancar a FVA que é uma universidade local. Então nós temos diversas instituições de ensino superior aqui na nossa cidade. Conseguimos também, posteriormente, alguns cursos que vieram para região voltados à inovação, à engenharia e ao agronegócio, então são cursos que realmente podem alavancar a cidade. O momento agora é de formação desses alunos e muitos estão indo para grandes empresas no Brasil e exterior. Temos que aproveitar essa mão-de-obra, fazer com que fique na nossa cidade e região. Por isso, temos que dar oportunidade para esses alunos. Nossa ideia é com o centro de inovação trazer empresários, atrair essas cabeças pensantes e unir ao poder público. Então o espaço nada mais é do que um local onde vamos reunir essa tríplice hélice. Objetivo é fazer com que os profissionais empreendam aqui e tenham oportunidade de emprego e, consequentemente, irão trazer o desenvolvimento para a nossa região. Acreditamos que essa vai ser a grande mola propulsora para o Extremo Sul que muitas vezes ficou para trás de outras regiões do Estado”. 

O presidente da Aciva afirma que um dos desafios agora é procurar um local adequando. “Temos uma incubadora já em funcionamento e uma lei aprovada há alguns anos em Araranguá para isso. A ideia é ampliar esse leque. Trazer também uma aceleradora, uma pré-incubadora e até mesmo empresas já estabelecidas aqui, tudo isso e um mesmo local. Precisamos encontrar um local e já estamos tratando com o governo do Estado. É preciso de um local que haja espaço para a construção de um centro de inovação e ao redor desse espaço, haja possibilidade de ampliação para uns 15 anos. Outras empresas vão querer estar nesse mesmo espaço, as próprias universidades vão querer estarem próximas, então o foco é encontrar esse local”.  

E por último ele fala sobre a expectativa com relação a prazos. “A ideia e termos um projeto aprovado, pois sabemos que esse é um ano eleitoral e não sabemos quem vai estar à frente do estado no ano que vem. Os centros de inovação são uma política desse atual governo. Então como eu disse vamos deixar encaminhado com projeto e local para quem sabe em 2023, 2024, termos um centro de inovação funcionando aqui na Amesc.                  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito