Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Som Maior e 4oito fazem cobertura especial sobre o impeachment

Depois do programa especial desta quinta-feira, a Som Maior e o 4oito, seguem com ampla cobertura do julgamento do impeachment do governador Carlos Moisés da Silva
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 06/05/2021 - 18:01 Atualizado em 06/05/2021 - 19:58
Foto: Luana Mazzuchelo/4oito
Foto: Luana Mazzuchelo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Rádio Som Maior e o 4oito iniciaram nesta quinta-feira, 6, uma ampla cobertura sobre o Tribunal de Especial de Julgamento do Impeachment do governador Carlos Moisés (PSL), que ocorre nesta sexta-feira, 7. Desde as 7h, o assunto será tratado no Programa Adelor Lessa. A sessão está marcada para as 9 horas.

 

Às 18h desta quinta-feira foi ao ar o programa Ponto Final especial com comando do jornalista Gregório Silveira e Adelor Lessa, com os comentários de Upiara Boschi, Moacir Pereira e Everaldo Silveira, além de entrevistas exclusivas.

Confira também:

Adelor Lessa - Lewandoswki nega pedido e Tribunal do Impeachment está confirmado

Ricardo Roesler rejeita pedido de transferência do julgamento do impeachment

“O ideal é que o governador renunciasse e nos deixasse em paz”, diz Naatz

 

O Tribunal Especial de Julgamento do Impeachment é composto por cinco desembargadores e cinco deputados e vortará a denúncia de crime de responsabilidade contra o governador afastado no caso dos respiradores.

Como vai funcionar

A leitura do processo abre a sessão, seguida da sustentação oral dos advogados da denúncia e do denunciado e de réplica e tréplica.

Depois disso, o presidente do Tribunal de Julgamento, desembargador Ricardo Roesler, coloca o objeto de acusação em debate, seguido dos votos de cada um dos integrantes do tribunal que responderão a pergunta: “Cometeu o acusado Carlos Moisés da Silva o crime que lhe é imputado e deve ser condenado à perda de seu cargo?”

Desembargador Ricardo Roesler é o presidirá a reunião

Para Carlos Moisés ser cassado, são necessários sete dos dez votos. Caso isso aconteça, ele perde todos os direitos políticos e será impedido de exercer função pública por, no máximo, cinco anos. O tempo de punição também será objeto de deliberação do Tribunal. Se for inocentado, ele reassume a cadeira de governador de Santa Catarina, hoje ocupado pela interina, Daniela Reinehr.

Quem são os membros do tribunal:

 

Desembargadora Sônia Maria Schmitz
Deputado Marcos Vieira (PSDB)
Desembargador Roberto Lucas Pacheco
Deputado José Milton Scheffer (PP)
Desembargador Luiz Zanelato
Deputado Valdir Cobalchini (MDB)
Desembargadora Rosane Portella Wolff (relatora)
Deputado Fabiano da Luz (PT)
Desembargador Luiz Antônio Fornerolli
Deputado Laércio Schuster (PSB)

A denúncia

Este é o segundo pedido de impeachment contra Carlos Moisés. Neste, ele  responde por omissão no caso da compra dos 200 respiradores da Veigamed e o pagamento de R$ 33 milhões de forma antecipada. 
A tipificação do crime de responsabilidade atribuído a ele consta no item 1, do artigo 11º, da lei federal 1.079/1950 e diz que “São crimes contra a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos: ordenar despesas não autorizadas por lei ou sem observâncias das prescrições legais relativas às mesmas”.

Detalhes da transmissão:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito