O estacionamento ao lado da Catedral São José, no centro de Criciúma, já dá lugar às tendas e demais estruturas necessárias para mais uma festa em honra a São José Operário. Esta é a segunda festividade do ano realizada pela Paróquia ao seu Padroeiro, lembrado pela Igreja no dia 19 de março, como Esposo de Maria, e no dia 1º de maio como o carpinteiro de Nazaré, patrono dos trabalhadores.
Se é do trabalho que se tira o sustento para a vida, a festa de São José Operário, mais uma vez, torna-se sinal da Providência para centenas de voluntários que abraçam a causa de diversas instituições filantrópicas de Criciúma, como rosto da Igreja que vai ao encontro dos irmãos que mais necessitam. Além das celebrações religiosas, com missas e bênçãos especiais a cada dia, a festa também terá seu valor pela solidariedade: toda renda obtida será doada para uma série de entidades que atuarão nas barracas com auxílio de festeiros representantes de pastorais e movimentos da Igreja. A festa começa na quarta-feira, 1º, e segue até domingo, 5 de maio.
“Enquanto Paróquia, nós resolvemos fazer dessa festa, uma festa solidária. No ano passado, houve uma boa renda para as barracas e cada instituição. Elas tiveram, também, interesse em novamente fazer, este ano e nós achamos por bem também”, ressalta o pároco da Paróquia São José, padre Antônio da Silva Miguel Júnior. Há algumas semanas, a Paróquia reforça o pedido aos paroquianos que façam doação de prendas para o bazar da festa. As doações podem ser entregues na secretaria, durante o expediente paroquial.
“Na barraca das bebidas, ficarão duas instituições: Nossa Casa e Asilo São Vicente, e com eles estarão trabalhando as Equipes de Nossa Senhora; na barraca do bazar, onde estarão as prendas, ficará o Instituto Diomício Freitas e o Movimento de Cursilhos de Cristandade; na barraca do espetinho, o Bairro da Juventude e, junto deles, o Grupo Pastoreio; na barraca do cachorro quente, ficará a Rede Feminina de Combate ao Câncer e os Ministros; na pescaria da festa, estará a APAE e o Movimento Familiar Cristão; na barraca do pastel, a Casa Guido e, representando a Igreja, a Pastoral Vocacional; na barraca dos doces, estará a AMA e a Catequese. A barraca do galeto ficará aos cuidados do Movimento de Irmãos, para que a Catedral possa custear algumas despesas da festa”, informa padre Antônio Júnior.

Programação Religiosa:
1/5 (quarta-feira)
18h: Transladação da imagem de São José saindo da Igreja São Simão
19h: Missa Solene em honra a São José Operário
2/5 (quinta-feira)
8h às 13h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30min: Missa com oração por cura e libertação
3/5 (sexta-feira)
7h30min: Santa missa
19h: Missa com bênção dos trabalhadores e oração pelos desempregados
4/5 (sábado)
10h: Santa Missa com as crianças
19h: Santa Missa com bênção das famílias
5/5 (domingo)
8h: Santa Missa
10h: Missa Solene em honra a São José Operário
17h: Santa Missa
19h: Santa Missa
Programação Social:
Quarta, quinta, sexta e sábado
Apresentações de palco com cantores, bandas e coros da região; funcionamento de barracas com alimentação, bebidas e bazar
Domingo
11h30min: Almoço festivo no salão da Catedral (ingressos à venda na secretaria paroquial ou com os festeiros)
Instituições participantes:
AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas)
APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)
Asilo São Vicente de Paulo
Associação Beneficente Nossa Casa
Bairro da Juventude
Casa Guido
Instituto de Educação Especial Diomício Freitas
Rede Feminina de Combate ao Câncer
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!