Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Situação de emergência decretada no sistema prisional catarinense

Governador Eduardo Moreira assinou decreto na manhã desta terça-feira, buscando a criação de novas vagas
Por Redação Criciúma - SC, 03/07/2018 - 14:24 Atualizado em 03/07/2018 - 14:29
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o objetivo de garantir a continuidade das ações para redução da criminalidade na área da Segurança Pública, o governador Eduardo Moreira decretou na manhã desta terça-feira (3), situação de emergência no sistema prisional de Santa Catarina. A medida tem validade de 180 dias.

Em sua fala, o governador lembrou que a administração estadual vem, desde fevereiro, priorizando ações nas áreas de segurança pública e saúde, com foco na preservação da vida. Afirmou ainda que os índices de mortes violentas e roubos estão em queda. Esse trabalho triplicou as entradas no sistema prisional, saltando de três para nove diariamente.

"Precisamos aumentar a capacidade do sistema prisional. Nós não temos a parceria das administrações municipais. Muitas questões estão judicializadas. Dessa forma, vamos urgentemente criar essas 1.436 vagas, fazendo com que as ações sejam mais rápidas, com licitações rapidamente concluídas", disse o governador.

O objetivo do decreto é criar 1.436 novas vagas no sistema prisional durante o período em que estiver vigente a situação de emergência, facilitando também alguns trâmites.  Moreira espera que os demais poderes, Judiciário e Legislativo, sejam parceiros do Executivo. Para isso, unidades prisionais serão ampliadas, incluindo o Presídio Regional de Araranguá, com aumento de 320 vagas.

O investimento para a criação das vagas será de aproximadamente, R$ 30 milhões. As ampliações devem ser feitas em até 180 dias. O dinheiro já está disponível e será utilizado através do remanejamento da verba para a construção de outras unidades que estão judicializadas.

Outra questão é a utilização de tornozeleiras eletrônicas. Atualmente são 600 no estado, indicadas para apenados de baixa periculosidade. O número ideal seria próximo de dois mil. O governador anunciou também um concurso público, que deverá acontecer em até 210 dias, com o chamamento de 807 trabalhadores.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito