O município de Siderópolis está recebendo desde o último fim de semana uma comitiva formada por oito visitantes italianos da região do Vêneto, vindos de cidades como Val di Zoldo e Belluno. O grupo permanece na cidade até este domingo (9) e participa da 6ª edição da Festa do Porco, que acontece neste sábado (8), na comunidade de Rio Jordão. De acordo com a organização, os ingressos podem ser adquiridos no local do evento.
Na manhã dessa sexta-feira (7), os italianos foram recepcionados no gabinete do prefeito Franqui Salvaro, acompanhado do vice-prefeito Rafael Frello. O encontro reforçou o vínculo histórico entre as duas comunidades-irmãs. “Estamos retribuindo o que recebemos quando vamos à Itália”, destacou o prefeito, ressaltando a importância de incentivar as novas gerações a manterem viva a troca cultural e o legado deixado pelos imigrantes.
O presidente da Associação Cultural Amigos de Forno di Zoldo, Ângelo Natal Périco, destacou que a presença dos italianos representa um momento de valorização e fortalecimento da cultura local.
“Isso fortalece o turismo da região. Eles divulgam Siderópolis e o Sul de Santa Catarina por lá, o que desperta o interesse de novos visitantes italianos. Sem falar que a presença deles ajuda até a praticarmos melhor o nosso italiano”, afirmou.
Ângelo também agradeceu ao Governo de Siderópolis pela recepção e pelo apoio à preservação das tradições. O pacto de irmandade — Gemellaggio — entre Siderópolis e a Comune di Forno di Zoldo (atual Val di Zoldo) foi firmado em dezembro de 1995. Desde então, o acordo tem promovido o intercâmbio cultural e o fortalecimento do sentimento de italianidade entre descendentes de imigrantes.
Embora o prefeito de Val di Zoldo não tenha participado desta visita, por decisão própria, Ângelo destacou que a comemoração dos 30 anos da amizade entre os municípios será lembrada com afeto e gratidão por ambas as partes.
Durante a visita, os italianos também percorreram o centro de Siderópolis, conheceram pontos históricos e participaram de uma feijoada organizada pela Associazione Bellunesi nel Mondo de Siderópolis, na quinta-feira (6).
Para o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes, o reencontro é motivo de celebração. “É uma alegria receber nossos amigos italianos. É importante renovarmos constantemente os laços de amizade e fraternidade entre o Brasil e a Itália”, destacou.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!