Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sicredi mobiliza rede voluntária no Dia de Cooperar

Ações promovem a união de forças pelo bem comum, contemplando entidades assistenciais e escolas na região
Por Redação Criciúma, SC, 04/07/2019 - 15:52
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As cooperativas trabalham para transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Para evidenciar esse potencial, elas se mobilizam anualmente no Dia de Cooperar, celebrado no primeiro sábado do mês de julho. “O engajamento cresce a cada ano, mas representa uma parcela do nosso compromisso com as comunidades”, destacou o presidente da Sicredi Sul SC – cooperativa pertencente ao sistema Sicredi com atuação nos 45 municípios do sul de Santa Catarina -, Aloísio Westrup. No decorrer de 2018, mais de 80 iniciativas contaram com o apoio da cooperativa, além das ações desencadeadas a partir dos programas sociais institucionais. “Somos mais que uma instituição financeira, somos uma cooperativa e trabalhamos para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estamos inseridos”, enalteceu. 

Em Criciúma, ações de arrecadação e lazer beneficiarão a Cruz Vermelha e os asilos São Vicente de Paulo e Feistauer. A Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro, no bairro Próspera, também conhecerá a força da cooperação. Colaboradores do Sicredi e comunidade escolar produzirão uma horta orgânica, que será manejada pelos estudantes para despertar habilidades e conhecimentos. Os frutos também serão inseridos na rotina alimentar da instituição.

Orientações e ferramentas de planejamento serão apresentadas aos içarenses na ação Educação Financeira na Praça, que acontecerá na manhã deste sábado, na Praça São Donato, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). 

Em Morro da Fumaça, a mobilização é em prol da ONG Vida de Cão, que há dois anos se dedica ao bem-estar animal. “Na maioria dos casos, recolhemos, tratamos e buscamos um lar. Dependemos muito do apoio da comunidade”, relatou Eduardo Costa, presidente da entidade, que estima que mais de 100 animais já tenham recebido os cuidados dos voluntários. Interessados em apoiar o trabalho, podem doar ração para cães e gatos na agência do Sicredi. A cooperativa agrícola Auriverde e o Centro Dog Hills Adestramento também integram a iniciativa.  No sábado pela manhã, os voluntários estarão na Praça da Prefeitura, promovendo Feira de Adoção e compartilhando orientações sobre comportamento dos animais. 

Em Tubarão, as agências Centro e Oficinas arrecadam brindes e mantimentos para a realização da festa julina da Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente – COMBEMTU. O evento tem o intuito de angariar recursos para a manutenção da entidade. Já os jovens do bairro São Martinho, da Escola Martinho Alves dos Santos, participarão do Painel de Empreendedorismo, em que empresários locais apresentarão os desafios e as conquistas de quem busca inovar. 

O Consórcio Intermunicipal de Abrigo para Criança e Adolescente de Braço do Norte (CIACA), pelo segundo ano consecutivo, será contemplado pela rede de cooperação, com arrecadação agasalhos e leite. “Convidamos os associados a se informarem em suas agências e se unirem às iniciativas”, convidou o presidente da Sicredi Sul SC.

Saiba mais

O Dia de Cooperar é uma iniciativa encabeçada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que teve origem em 2009 e figura como a principal mobilização cooperativista no país. Em 2018, mais de 700 municípios contaram com a rede voluntária. A data celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, instituído no primeiro sábado de julho.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito