Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Shopping Della recebe projeto que une inclusão e arte

Manequins pintados à mão pelos alunos da Apae de Meleiro chegam ao empreendimento neste sábado, 02 de julho
Por Redação Criciúma, SC, 29/06/2022 - 09:19
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Usar a arte para incluir, estimular e evidenciar a capacidade dos alunos da educação especial. Este é o objetivo do projeto que chega neste sábado (02) ao Shopping Della. Intitulada “Arte como ponte de inclusão” e realizada pela Apae de Meleiro, a exposição conta com 12 manequins pintados por 25 alunos da instituição. Retratando movimentos artísticos como expressionismo, fauvismo, cubismo, pop art, abstracionismo e outros, as peças encantam pela originalidade, criatividade e perfeição nas formas.

De acordo com o coordenador estadual de Arte e Cultura das Apaes de Santa Catarina e professor de Artes da Apae de Meleiro, Deridiel Anastácio, a ideia, desde o início, era evidenciar que a educação especial tem capacidade para realizar trabalhos de excelência. “E quando se trata de inclusão, é preciso ir além dos muros da escola. Por isso decidimos mostrar, inicialmente às comunidades de Meleiro e de Araranguá, o quão talentosos eram os nossos artistas. Não sabíamos, no entanto, a repercussão que esse projeto traria. Tivemos que desenvolver um roteiro e transformar a exposição em itinerante, levando a nossa arte para todo Estado”, explica.

A idealização e a pintura dos manequins foram feitas em partes. Na primeira, teórica, os 25 alunos envolvidos tiveram aulas sobre a evolução da arte. Foram dois meses estudando os movimentos e seus artistas, desde os desenhos primitivos até as formas atuais. “Quando partimos para a parte prática, eles ficaram muito surpresos porque imaginavam que iam desenhar em telas. No início da manhã eu colocava dois manequins no centro e a primeira turma já começava a pintar. Todos os alunos pincelaram. Eles deixaram seu sentimento e retrataram com emoção, que é justamente o que a arte provoca”, lembra o professor.

A gerente de marketing do Shopping Della, Greici Lima, fala sobre a alegria de receber uma exposição tão representativa no empreendimento. “É lindo ver como essa junção de talentos e habilidades deu certo. Os manequins são lindos, vivos, transmitem uma energia boa e emocionam. Também haverá, no mesmo local, uma televisão com imagens dos alunos produzindo as 12 obras. Um projeto belíssimo que merece ser reverenciado e prestigiado pela comunidade”, convida ela.

“Arte como ponte de inclusão” ficará em exposição no shopping, no térreo e no primeiro andar, entre os dias 02 e 15 de julho.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito