Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sete passos para definir metas alcançáveis

Saiba como criar, gerenciar e cumprir objetivos
Por Giovana Bordignon 08/02/2024 - 16:58 Atualizado em 08/02/2024 - 17:02

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Inícios de ano trazem consigo a criação de metas pessoais, que, em sua grande maioria, não serão cumpridas. Em vez de se frustrar com objetivos inatingidos e desistir de criar metas para sua vida, saiba o passo a passo para traçá-las com precisão e maior chance de sucesso.

Segundo o empresário e instrutor líder do programa Empretec do Sebrae, Mauro Camargo, ter metas é fundamental para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa. “Quando tu não tem meta, tu não tem referência. Sem referência, tudo vai estar bom, não tem como mensurar. O importante é que essa referência fique clara pra pessoa que estabeleceu a meta”, frisou.

Confira as dicas do especialista para estabelecer e cumprir metas:

  1. Ter significado pessoal

    É importante que cada objetivo tenha um significado pessoal. Defina metas que tenham um impacto direto em sua vida. Por exemplo, falar inglês fluentemente até dezembro de 2024. Reconheça os desafios pessoais, como obstáculos e limitações, e elabore um plano de ação realista. O objetivo é superar esses obstáculos, nesse caso, alcançar a fluência na comunicação até o fim do ano.
     
  2. Compartilhar com alguém

    Compartilhar com alguém é crucial no processo de estabelecer metas. Evitar a definição por receio de fracassar impede não apenas o insucesso, mas também a possibilidade de alcançar o êxito desejado. Ao compartilhar as metas com alguém de confiança, cria-se um compromisso com aquela pessoa e pode-se, inclusive, buscar apoio. Este comprometimento não só reforça a determinação pessoal, mas também proporciona suporte externo.
     
  3. Ser específico

    Ser específico é fundamental ao definir metas para proporcionar uma direção clara, motivar a ação e facilitar o planejamento. Metas específicas oferecem um foco preciso, tornam o progresso mensurável e aumentam a eficácia. Isso não apenas cria um roteiro, mas também permite que as pessoas alcancem resultados significativos de forma mais assertiva. Além disso, antes de estabelecer metas, é essencial reconhecer as próprias limitações e, ao fazê-lo, criar metas realistas e alcançáveis, podendo contar, por exemplo, com a ajuda de profissionais ou especialistas (como no caso do inglês, um professor).
     
  4. Não criar várias metas

    Evite criar várias metas ao estabelecer objetivos, limitando-se a não mais do que três. Além disso, distribua com prazos específicos, como uma para um ano, outra para cinco e uma terceira para uma década, todas ancoradas em datas concretas. A sugestão é preferir ser radical na hora de definir os objetivos a deixar as coisas vagas. Mesmo que não alcance todas as metas, o processo proporcionará pontos de evolução ao longo do caminho.
     
  5. Dar um retorno mensurável

    É preciso conseguir “medir” a evolução da meta. Mensurar metas dá uma visão clara do progresso. Ter metas mensuráveis não só ajuda a entender se estamos no caminho certo, mas também motiva ao alcançar objetivos específicos. É como transformar sonhos em resultados tangíveis.
     
  6. Estabelecer prazos

    Ao definir prazos, é mais fácil orientar o progresso, além de dar uma sensação de urgência e responsabilidade. Isso mantém uma disciplina e impulsiona a ação para o cumprimento do objetivo. Além de facilitar no acompanhamento da evolução dessa meta.
     
  7. Criar minimetas

    Dividir o objetivo em minimetas é uma estratégia para alcançar conquistas com mais facilidade. É preciso fracionar uma meta e estudar o caminho para cumpri-la. Assim, é possível retornar mês a mês, sabendo quais etapas devem ser cumpridas em cada período para chegar no resultado final.

Exemplo: trocar de carro (meta com significado pessoal e possível de mensurar)

Prazo: dezembro de 2024

Especificação: um carro zero? Qual o valor? Que ano? Que modelo? Que cor?

Minimetas: quanto é preciso arrecadar a cada mês para chegar no valor até o fim da meta (dezembro de 2024)?

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito