Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Servidores em greve no HRA

Continuação da paralisação será definida nesta manhã. Categoria reclama atrasos no FGTS
Por Erik Behenck Araranguá, SC, 28/08/2018 - 00:05
Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo
Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os servidores do Hospital Regional de Araranguá (HRA) estão em greve desde a meia-noite de hoje. Durante esta manhã haverá uma nova reunião para definir os rumos a serem tomados. A unidade é administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) desde janeiro deste ano, substituindo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que enfrentava diversos problemas.

De acordo com o diretor do Sindisaúde, Cleber Ricardo da Silva Cândido, a atual administração não atrasou pagamentos de salários, mas sim no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Também relata que os funcionários estão desvalorizados em relação a servidores de outras unidades, assim como ocorreram retiradas de benefícios desde que a entidade assumiu a gestão do HRA.

“A falta de diálogo com o Ideas, que não recebe e nem discute as pautas da classe trabalhadora, que são reajuste salarial de 5%, reajuste no vale alimentação no valor R$ 70, pagamento dos feriados na jornada 12 por 36 horas, proibição da terceirização e contratação de mais técnicos de enfermagem”, afirmou Cândido. “A gente está pedindo para eles compensarem a redução de salário que teve quando contrataram e na verdade os demais hospitais já passaram o reajuste sem convenção e eles nada ainda”, completou o diretor do Sindisaúde.

Administrador surpreso

Greves são comuns quando acontecem atrasos nos pagamentos. Como isso não tem acontecido, a manifestação surpreendeu a administração do Ideas. “O Sindicato do Sul sempre nos comunica do iminente estado de greve, seja em Araranguá ou Criciúma, em caso de atraso de salários. Porém isso nunca aconteceu. É a primeira vez que existe uma manifestação dessa natureza”, afirmou o vice-presidente do Ideas, Juliano Tiago Capeletti.

Na última sexta-feira, aconteceu uma assembleia, em que 68% dos votantes optaram por parar as atividades. De acordo com Cleber Cândido, apesar de um pedido do Ideas para o cancelamento da greve e uma rodada de negociações, a decisão foi mantida e os trabalhadores decidirão se continuam parados nesta nova reunião, que será feita durante a paralisação. Capeletti diz que o Ideas está aberto a negociações.

“O Ideas respondeu ao Sindicato tão logo recebeu o ofício. Recebemos um novo ofício do Sindicato pontuando que farão uma nova reunião com os funcionários e definirão a questão pela não greve. Hoje (segunda-feira) o Conselho Gestor de Araranguá foi até o Sindicato, pois entendeu que o trabalho do Ideas está a contento, para conversar e interceder junto à direção do Sindicato. Estamos abertos a ouvir o Sindicato”, garantiu o vice-presidente do Instituto.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito