Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Servidores de 41 municípios do sul participam do XVIII Ciclo de Estudos do TCE

Evento contou com representantes da Amrec, Amesc e Amurel, com objetivo de fiscalizar quem cuida do dinheiro público
Por Redação Criciúma - SC, 26/07/2018 - 16:35
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os servidores de 41 municípios do sul de Santa Catarina (Amrec, Amesc e Amurel) participaram do XVIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC). O objetivo do evento é a busca por aproximação do órgão fiscalizador daqueles que aplicam o dinheiro público, por meio da disseminação de boas práticas voltadas ao aperfeiçoamento da gestão.

Criciúma é a penúltima etapa, das 11 etapas regionais, onde o Tribunal de Contas pretende capacitar 4 mil gestores dos 295 municípios catarinenses, que atuam nas áreas de contabilidade e controle interno, atos de pessoal e licitações e contratos. A última etapa será em Palhoça, no dia 31 deste mês.

Para o presidente da AMREC e prefeito de Siderópolis, Helio Roberto Cesa, a aproximação com tribunal é importante para capacitar os servidores. “É necessário que os servidores tenham conhecimento das normas e seguiam a legislação, blindando os atos administrativos para que os prefeitos não tenham problemas futuros”, afirma o presidente.

O auditor fiscal do Controle Externo do TCE/SC, Azor El Alchkar, ressaltou a boa participação do público, já que a maioria das salas apresentava lotação máxima. “Vem sendo uma boa troca de experiências. Tanto que a ada nova apresentação que fizemos, estamos acrescentando o que tivemos de boas contribuições num outro momento”, constatou. Ele ainda lembrou que em se tratando de licitação, alguns erros comuns sempre precisam ser abordados. “A parte mais complica é qualificação. Que seria a apresentação de documentos, mostrando que já se prestou este serviço. Esses assuntos sempre são frisados nestas palestras”, lembrou.

Uma das inovações da edição de 2018 é a abordagem sobre o controle exercido pelo Tribunal sobre a adequação dos orçamentos aos Planos Municipais de Educação (PMEs).

Todas as abordagens feitas pelos técnicos do TCE/SC nas oficinas tem apoio de um livro-texto, disponibilizado apenas na versão eletrônica no Portal da Corte de Contas, no link Publicações/Ciclos de Estudos. O procedimento foi adotado em função do Programa Agenda Ambiental (A3P) no Tribunal e da preocupação da Instituição em preservar recursos naturais e reduzir custos.

Com a organização do Instituto de Contas do TCE/SC (Icon), o evento tem a parceria das associações de municípios de Santa Catarina, nesta etapa contando com a contribuição da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), e apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito