Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

“Ser um representante conectado com o cidadão”, aponta Dr. Aníbal

Candidato a prefeito de Criciúma foi o entrevistado desta segunda-feira no Programa Adelor Lessa
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 19/10/2020 - 09:17 Atualizado em 19/10/2020 - 10:05
Fotos: Luana Mazzuchello/4oito
Fotos: Luana Mazzuchello/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um dos nomes novos na campanha eleitoral de Criciúma, Dr. Aníbal Dario (MDB) é um dos sete que concorre à prefeitura. Ele foi o último entrevistado na série do Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior. 

Para ele, o representante da cidade precisa estar conectado com a população. “Está bastante diferente de meses atrás, quando iniciei. Estamos captando do cidadão a opinião, as necessidades, o olhar deles para com a cidade e trazer as ideias, as necessidades do cidadão para o pleito e me colocar como um representante conectado com o cidadão. E não só um representante que tem somente as suas ideias. Hoje me sinto conectado com a população. As pessoas esperavam o novo em todos os sentidos, inclusive na postura pessoal. Uma visita que fiz em uma instituição e no final me falaram que gostaram muito de mim, não parecendo político, mas gostou. Ter coração aberto e mostrar quer as coisas podem acontecer”, comentou.

Dr. Aníbal lembrou que seu envolvimento com diversas causas teve início ainda na faculdade. “Fiz eletrotécnica na Satc e nos últimos anos teve a decisão de ser médico. A parte humana me chamava atenção e dentro desta ideia de cuidar das pessoas comecei a olhar isso com mais força e fui buscar este objetivo. Fiz o vestibular, passei, foi um período interessante, fui líder acadêmico no curso de medicina. Sabia que eu poderia ter dois ciclos na vida: o médico e o político. Esta experiência no centro acadêmico plantou esta semente. A política estava fervendo, tinha começado a redemocratização, tinha uma polarização forte que não me agravada muito, não batia com o que eu acreditava. Sou muito do consenso, entrar em um senso comum e construir um caminho. Permaneci quatro anos no centro acadêmico e sempre buscando o consenso. Foi uma grande experiência, trazemos grandes resultados”, disse.

Saúde

Dr. Aníbal destacou que o que mais se houve pelos bairros de Criciúma é o pedido de melhoria na saúde. “A saúde chegou no seu nível crítico. Quando cheguei na cidade havia este clima também, o município buscou a estratégia de saúde da família que revolucionou e foi benéfico. Hoje há esta grande reivindicação na saúde. A fila nesta dimensão, nesta intensidade, naturalmente trazer à pauta”, relatou.

Na busca por soluções, Aníbal destacou ações a curto, médio e longo prazo. “Precisamos contratar  serviços para desafogar a fila o mais rápido possível. Temos formação de médicos e conseguimos estas contratações. Vamos criar os centros de cuidados especiais em saúde, serão quatro e vamos drenar as principais demandas em saúde de modo que este centro, além de trazer parte da demanda, vamos fazer um atendimento completo, e neste atendimento criamos uma resolutividade com maior qualidade. Eles tem esta característica de ser multiprofissional. A promoção e prevenção da vida peca nisso. Menos promoção e prevenção, mais doença e mais fila. A cidade tem que defender isso como um marco. Alcançar um maior nível de satisfação do usuário. Criei o programa viva melhor Unesc que era despertar as pessoas para a atividade física. Despertamos a cidade para a importância da atividade física. Passamos a ver as pessoas utilizando mais os espaços públicos”, citou.

Desenvolvimento econômico 

Outro ponto destacado pelo candidato é o desenvolvimento econômico da cidade. “A nossa cidade estagnou ou cresceu pouco diante do seu potencial. Precisamos resgatar isso. A prosperidade e a qualidade de vida implicam em desenvolvimento econômico e saúde. Como eu saio muito de Criciúma e acompanho outras cidades eu percebia que nós estávamos em processo de estagnação. Precisamos trazer um novo ciclo de prosperidade. Temos que criar um cenário atrativo para novos empreendimentos, que qualificam a cidade, agregar valor ao produto. Não somos uma cidade de grande porte, somos de médio e precisamos qualificar. Temos condições, material humano para isso”, comentou.

 “Um cenário atrativo”

Dr. Aníbal destacou também a importância de se criar um cenário atrativo para se atrair empreendedores. “A tecnologia é um ponto forte. Precisamos de um cenário atrativo, com menos taxação e mais produção. Estamos criando um gargalo forte para os empreendedores. Podemos aliviar esta carga em cima de quem produz para aumentar a produção e a arrecadação. Precisamos da formação de mão de obra vocacionada para a tecnologia. Tem empresa saindo da cidade por falta de mão de obra qualificada”, lamentou.

A mobilidade urbana também foi ressaltada. “A ciclovia é um aspecto importante. Precisamos de uma gestão colaborativa, onde as pessoas são convidadas a participar das decisões. A ciclovia é um apelo, além de um trânsito inteligente e obras de mobilidade. Temos seis grandes gargalos na cidade e é preciso esta reengenharia e nós vamos fazê-lo”, finalizou.


Confira a entrevista na íntegra:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito