Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Semana de Estágio-Visita na Assembleia Legislativa

Terceira edição do programa levou 65 universitários de 34 municípios para atividades na Casa
Por Redação Florianópolis, SC, 21/04/2019 - 09:28
Foto: Fábio Queiroz / Agência AL
Foto: Fábio Queiroz / Agência AL

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"São essas oportunidades que nos dão a segurança para atuar na nossa futura profissão. Só tenho que agradecer aos deputados pelo aprendizado que recebemos”, essa é a avaliação da acadêmica de Direito da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Renilda de Oliveira, de Sombrio, ao participar na última quarta-feira do encerramento da 3ª edição do Programa Estágio-Visita, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD).

O programa é resultado de uma resolução do deputado Julio Garcia, em 2011, quando também era presidente do Legislativo. Durante três dias, 65 universitários de 34 municípios diferentes participaram de diversas atividades na Casa com o objetivo principal de conhecer as atribuições do Parlamento e as atividades dos deputados estaduais. Entre os 65 estudantes, 33 cursam Direito. Os demais são de diversas áreas, como engenharia, administração pública, tecnologia em gestão pública, pedagogia, cinema, design e educação física, entre outros cursos.

O presidente Julio Garcia, ao falar com os acadêmicos, ressaltou que o programa representa uma de suas metas, a interação do Parlamento com a sociedade. “É importante para esses acadêmicos verem como funciona o Poder Legislativo e quem sabe no futuro não estará um deles aqui na Assembleia Legislativa.” Ao responder sobre qual é o maior desafio em ser presidente do Legislativo, Julio Garcia afirmou que a maior virtude do homem público é estar se adequando aos novos tempos, lembrando que a cada tempo as cobranças mudam.

A gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo, Léa Medeiros Cardoso, considerou a 3ª edição do Programa Estágio-Visita um encontro muito produtivo e participativo. Disse que os acadêmicos vão receber um certificado de participação e que eles tiraram as dúvidas sobre os trabalhos do Parlamento e participaram de várias atividades. Nesta semana, os acadêmicos puderam conhecer a parte técnica que envolve o processo de produção de leis, além de vivenciar o dia a dia do Parlamento e ter contato com os deputados.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito