Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Semana da Consciência Negra da Unesc aborda políticas antirracistas

Evento traz debates sobre educação, racismo, violência e juventude negra
Por Milena Nandi Criciúma - SC, 20/11/2018 - 17:32
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Debates sobre racismo, injúria racial, violência, juventude negra, educação e afroempreendedorimo, lançamento de livro e apresentações culturais fazem parte da programação da 6ª Semana da Consciência Negra da Unesc, que iniciou nesta segunda-feira (19). Em 2018, o evento tem como tema "Re - existir, Epistemologias, Lutas: As políticas antirracistas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08". O evento celebra o Dia da Consciência Negra (20) trazendo abordando questões como representatividade, preconceito e desigualdade no ano em que a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil, completa 130 anos.

A abertura do evento contou com a participação do Coral Unesc e ocorreu nesta segunda-feira com uma roda de conversa sobre as Leis 10.639/03 e 11. 645/08 com as professoras Maria Estela Costa da Silva, Livia da Silva e Lucy Cristina Ostetto. A primeira Lei, afirma que "nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira". Já a segunda, tem o mesmo caráter, porém inclui o ensino sobre questões indígenas.

Segundo Lucy, o Brasil vem sendo construído estruturalmente em cima de um discurso e prática racistas. "O povo negro ainda hoje vive, resiste, luta e constrói este país. Ele nos tem ensinado constantemente que a vida se faz por meio da luta. Uma luta sobretudo por existir e resistir. E por que o racismo que existe desde a escravidão ainda não foi tratado como se deve, se sabemos da importância de se construir uma sociedade com um projeto diferenciado e inclusivo?", reflete a professora da Unesc

Já a professora Maria Estela salienta que a maneira como a lei 10.639/03 está sendo aplicada na escola e nas instituições de ensino superior precisa ser debatida. "Como estão sendo preparados os novos profissionais para pensar em trabalhar essas questões na sala da aula? Nenhum educador ensina o que não aprendeu. Por isso a importância de pensar onde essas questões estão incluídas no ensino superior", ressalta Maria Estela. "É preciso falar sobre a participação dos negros e indígenas e desconstruir o que tínhamos. Não é mais possível estarmos perpetuando os velhos ensinamentos. Mas essa reconstrução precisa passar pelo coração. E é difícil mexer com valores e sentimentos que fazem parte da nossa formação e educação", complementa.

A professora Lívia trouxe para a roda de conversa dados de um diagnóstico realizado em unidades de ensino da rede municipal que direcionou para a escola alguns questionamentos com base no espaço físico, relações entre as pessoas e ambiente escolar. "O espaço nunca é neutro. Ele também expressa ideologias, valores", comenta. Segundo ela, ainda não há um instrumento para avaliar os resultados dos mais de dez anos de lei e por isso, é necessário que se encontre formas de criar instrumentos para que isso seja feito. "Não estamos falando em uma nova postura frente a esse currículo que já está estabelecido, mas como ele está sendo tratado na nossa rede de ensino e discutida essa educação para a diversidade étnico-racial".

Programação

A programação da Semana da Consciência Negra da Unesc segue até o dia 27 de novembro e na manhã desta terça-feira (20/11), promoveu um encontro entre profissionais do Direito e da Educação com alunos do Colégio Unesc, com o tema "Racismo x Injúria Racial e Violência x Juventude Negra". O debate teve a participação do advogado Remerson Luiz Vicência, da bacharel em Direito Arizá Costa e da professora Cíntia Santos.

Ainda na terça-feira, o evento realiza oficinas de Hip-Hop com o grupo Hip Hop Ponto Crucial, e de Capoeira, com o grupo Capoeira Beribazu, na quadra poliesportiva da Universidade.

A Semana da Consciência Negra da Universidade é organizada pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias) em parceria com a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, do Setor de Arte e Cultura, do Compirc (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), do Coletivo Chega de Racismo, do Pemeder (Programa Municipal para Educação Étnico- Racial) e do Munmvi (Organização Não Governamental de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicência).

Dia da Consciência Negra

O 20 de novembro remete ao ano 1695 e faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, importante personagem na história brasileira e que foi símbolo de luta e resistência contra a escravidão no Brasil.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito