Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Semana Acadêmica de Enfermagem da Unesc chega em sua 20ª edição

Universidade prepara programação de 16 a 18 de maio
Por Redação Criciúma, SC, 15/05/2022 - 13:41
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Simpósios, conferências e rodas de conversa farão parte da programação da 20ª Semana Acadêmica de Enfermagem, organizada pelo curso da Unesc. O evento inicia na segunda-feira (16/5) e seguirá até quarta-feira (18/05), no Auditório Ruy Hulse, na Universidade, com a presença de profissionais da área e acadêmicos em discussões acerca de temas que envolvem a profissão. 

“As palestras serão presenciais no auditório com algumas sessões em salas temáticas. É importante que os acadêmicos e egressos participem desses debates que são fundamentais para a formação acadêmica”, comentou a coordenadora do curso, Paula Zugno, lembrando que o evento marca ainda o 20º ano do curso de Enfermagem da Universidade.

A abertura oficial da programação ocorre na noite de segunda-feira, às 19h15 com três conferencistas: a reitora e enfermeira Luciane Bisognin Ceretta, o enfermeiro Gelson Albuquerque, a enfermeira e deputada federal Carmem Zanotto e a enfermeira Maria Tereza Leopardi. Os quatro debaterão em torno da temática “Enfermagem no contexto da pandemia pela covid-19: a evolução da enfermagem e dos métodos de assistência ao longo da história e o desenvolvimento de estratégias pós-pandêmicas” com a mediação do professor Jacks Sorrato.

Toda atividade marca ainda a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem e o 13º Encontro de egressos do curso. As inscrições são obrigatórias e podem ser feitas neste link.

A Semana Brasileira é celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e foi instituída em 1940 pela Escola de enfermagem Anna Nery. A Semana sempre ocorre entre os dias 12 de maio, nascimento de Florence Nightingale em 1820, que também é o dia do enfermeiro e rememora o falecimento da Ana Nery, ocorrido em 20 de maio de 1880.

Programação:

Segunda-feira (16/05)

13h30 às 17h – Sala Temática I 

19h15 às 21h – Conferência sobre o tema “Enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: a evolução da enfermagem e dos métodos de assistência ao longo da história e o desenvolvimento de estratégias pós-pandêmicas”

- A evolução da enfermagem e os métodos de assistência ao longo da história com a conferencista Maria Tereza Leopardi

- As lutas políticas da enfermagem com a conferencista Deputada Federal Carmem Zanotto

- Lutas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o desenvolvimento das estratégias pós-pandêmicas com a conferencista Helga Bresciane.

- A visão da academia neste contexto pandêmico e o desenvolvimento da enfermagem com a conferencista Luciane Ceretta.

Terça-feira (17/05)

13h30 às 17h – Roda de conversa “A enfermagem pelo mundo; a experiência frente ao contexto pós-pandêmico”, com egressos do curso de enfermagem da UNESC e conferencistas enfermeiros com vivências internacionais.

19h às 21h – Sala Temática II

Quarta-feira (18/05)

13h30 às 17h – Apresentação de trabalhos científicos

19h às 21h – Conferência com o tema “A enfermagem no contexto da pandemia pela covid-19: geração de conhecimento em enfermagem e a translação nas políticas públicas, na pesquisa e nas práticas em enfermagem pós-pandêmica e seus desafios e lutas” com a presidente da ABEN, Sonia Alcioli. A mediadora será a professora Fabiane Ferraz. 

21h às 21h30 – Encerramento

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito