Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Selo Sisbi: CIM-AMREC recebe a equivalência na sexta-feira

Cerimônia deve contar com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina
Por Redação Criciúma, SC, 24/11/2021 - 15:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Chegou o tão sonhado e perseguido dia. Na próxima sexta-feira, dia 26, no município de Iguatemi, Estado do Mato Grosso do Sul, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-AMREC) receberá a equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

A cerimônia deve contar com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e além do CIM-AMREC, mas sete consórcios devem receber a certificação. A região receberá o escopo de produtos cárneos, pescado e ovos. Conforme a veterinária do CIM-AMREC, caso haja necessidade de algum outro produto fora da lista, é necessário fazer um novo pedido ao Ministério, o que demandará uma nova auditoria. Caso do mel, e derivados de leite, por exemplo. A equivalência permitirá que essas agroindústrias possam comercializar seus produtos em todo Brasil.

Para o presidente do Consórcio e prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, o empenho e a qualidade dos profissionais envolvidos foram fundamentais. “É uma conquista que envolveu muitas pessoas e tempo. A nossa região ganha mercado, o que deve impactar na economia da nossa região a médio e longo prazo. Estamos felizes com esta conquista. Parabéns a todos os envolvidos”, afirma.

O diretor executivo do CIM-AMREC, Daniel Spillere, também comemorou a conquista, afirmando que é uma alegria e satisfação que a região recebe essa conquista. “A partir de agora poderemos ampliar o número de empresas com SISBI, uma vez cumpridas as exigências estabelecidas pelo MAPA”, disse Daniel.

Histórico

No mês de agosto, quatro agroindústrias dos municípios de Içara, Criciúma, Siderópolis e Lauro Muller e as prefeituras com os seus Sistemas de Inspeção Municipal (SIM) receberam a auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), via CIM-AMREC. A visita dos técnicos foi, principalmente, para avaliar a conformidade do Serviço de Inspeção e a equivalência do serviço junto ao MAPA.

O CIM-AMREC foi aprovado ainda no ano passado para o projeto CONSIM 2020, uma seleção junto a 52 consórcios de todo o Brasil para receber uma consultoria oferecida pelo MAPA para orientação dos serviços de inspeção e das agroindústrias participantes.

Conforme a médica veterinária do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC, Mariah de Freitas Marques, a capacitação foi fundamental para adequação das agroindústrias da região, e para a preparação para receber a equivalência.

O presidente do Colegiado de Agricultura e secretário de Agricultura de Orleans, Cristovão Luiz Crossete, agradeceu por todo o empenho da equipe das prefeituras da região para obter a equivalência, que foi uma construção nesses anos todos. “Depois de todos esses anos a região construiu maturidade. Nossas agroindústrias terão mais mercado para venda dos produtos”, disse Cristóvão.

Os trabalhos de vistorias foram feitos pelo MAPA, mas com acompanhamento da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O veterinário da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), que apoia e dá suporte a região, esteve acompanhando todo o processo, junto dos veterinários das prefeituras da região.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito