Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Seis escolas terão laboratórios de eficiência energética

Espaços serão utilizados para qualificação profissional
Por Redação Florianópolis, SC, 08/10/2020 - 11:32 Atualizado em 08/10/2020 - 12:02
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Celesc pretende preparar os estudantes do Ensino Médio para o mundo do trabalho, capacitar os professores e ainda reduzir o desperdício de energia elétrica. Com o Projeto Educacional de Eficiência Energética, seis Centros de Educação Profissional (Cedup) de Santa Catarina receberão laboratórios para que os alunos aprendam e atuem de modo efetivo na otimização do uso de energia elétrica tanto em casa quanto em indústrias e comércios.

A expectativa é que 2.849 alunos da rede estadual tenham essa qualificação na grade curricular do ensino técnico e profissionalizante nas unidades do Cedup de Joinville, Chapecó, Lages, Tubarão, Criciúma e Blumenau. No período de 10 anos, o projeto tem potencial de qualificar 28.490 alunos e chegar a 85.470 pessoas familiares desses estudantes, possibilitando a inserção no mercado de trabalho e criando disseminadores do uso eficiente de energia elétrica.

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, ressalta que o projeto possibilita aos estudantes da rede estadual a oportunidade de ter conhecimentos e experiências que podem mudar as carreiras estudantil e profissional dos alunos. Além disso, reforça que os professores da rede serão capacitados para que as escolas possam aproveitar ao máximo o potencial desses modernos laboratórios.

"É mais uma ação que vem no sentido de fortalecermos a vontade dos estudantes de quererem estar nas nossas escolas e reforçar o sentimento de pertencimento. Essas são premissas com as quais temos trabalhado para podermos abrir mais oportunidades aos nossos estudantes em suas vidas e no mundo do trabalho, colhendo resultados que vão beneficiar todo o Estado", destaca Uggioni.

O gerente de Projetos da Celesc, Rodrigo José Hoffmann, ressalta que a iniciativa é inédita no sul do Brasil. "O projeto coloca o ensino técnico profissionalizante do Cedup na vanguarda deste modelo de ensino, utilizando laboratórios importados e modernos que simulam em sala de aula as condições reais sobre o funcionamento da geração de energia eólica, solar (renováveis e sustentáveis) e hídrica (a mais conhecida)".

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito