Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Segurança nas Escolas é tema da Comissão da Criança e Adolescente

O deputado estadual Sergio Motta presidiu 1ª Reunião Ordinária da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Alesc
Por Redação Florianópolis, SC, 10/04/2019 - 10:46 Atualizado em 10/04/2019 - 10:56

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O deputado estadual Sergio Motta presidiu ontem a 1ª Reunião Ordinária da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em pauta, o tema “Segurança nas Escolas”. Em entrevista ao Jornal das Nove, na manhã de hoje, Motta ressaltou a importância de ações de prevenção.

“Os ataques em escolas estão chamando a nossa atenção, como parlamentares e cidadãos, porém, esses acontecimentos não são comuns no Brasil. Há registro de pelo menos 8 casos nos últimos 17 anos, além do cometido no último 13 março de 2019 na escola estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), onde dois jovens tiraram a vida de 8 pessoas, sendo, 1 da família de um dos atiradores, 5 alunos e duas funcionárias da escola. Queremos aqui buscar ações mais efetivas para evitar mais casos em nossas escolas.” 

Na reunião o secretário Natalino Uggioni destacou as ações que já estão em implantação nas escolas. Uma delas, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, que prevê a utilização do aplicativo de mensagens WhatsApp, reunindo diretores e Polícia Militar neste canal. “Os mais de 1 mil diretores poderão passar informações instantaneamente após o registro de algo fora do comum no ambiente escolar ou no entorno da escola. Caberá a PM fazer o monitoramento das informações e a verificação da ocorrência.”

O secretário de Segurança Pública, Coronel Araújo, pontuou as várias reuniões que são realizadas com a Secretaria da Educação e que há um pensamento comum que envolve três eixos: criação de um programa que identifique sinais de alerta nas escolas em relação a um atirador solitário, com cartilhas que serão distribuídas aos professores e alunos; o programa que utilizará o WhatsApp unindo os diretores e a Polícia Militar em um canal direto de comunicação; e a criação de um módulo de treinamento aos policiais para intervirem nestes incidentes em todos os municípios catarinenses. 

Além dos secretários da Educação e da Segurança Pública, também estiveram presentes na reunião o Promotor de Justiça do Centro de Apoio da Infância e Juventude, Dr. João de Carvalho Botelho; o Advogado da Infância e Juventude da Defensoria Pública e Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente na OAB, Dr. Enio Gentil Vieira Junior; e a Consultora em Educação da Federação Catarinense de Municípios, Sra. Gilmara da Silva.

Ouça a entrevista na íntegra:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito