Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Segundo médico, pessoas com HIV tem mesma expectativa de vida do que não portadores

Sintomas podem levar 10 anos para aparecer
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 01/12/2017 - 10:20
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O número de novos infectados com HIV vem caindo a cada ano, considerando números globais. O Dia Mundial de Combate à Aids é celebrado em 1º de dezembro, buscando conscientizar as pessoas.

“No mundo todo temos a tendência de queda nos números. O que se tem de notícia é as pessoas com menos cuidados, pois se tornou uma doença tratável. Os jovens de hoje não viram os ídolos morrerem com a doença”, afirmou o médico infectologista do Programa de Atenção Municipal As DST/HIV/Aids (PAMDHA), Raphael Elias Farias.

De acordo com o médico, os índices de transmissão da Aids por usuários de drogas ou transfusão de sangue são pequenas. O Ministério da Saúde tem um programa de pós-exposição, prevenindo com medicamentos.

“Hoje as pessoas com HIV tem mesma expectativa de vida de outras pessoas, desde que realizem o tratamento adequado. Os índices de crescimento de sífilis e gonorreia também crescem, o melhor meio ainda é o preservativo”, afirmou Farias.

A Aids pode levar até 10 anos para apresentas os sintomas. Nem todas as pessoas que possuem o vírus desenvolvem a doença, porém, podem transmitir. “É uma doença silenciosa por anos. Temos que estimular as pessoas a realizarem o diagnóstico precoce. Algumas pessoas tem sintomas como se fosse uma gripe, alguns não apresentam sintomas”, destacou.

Tags: aids hiv

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito