Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Secretário do Estado da Saúde prevê retirada de máscaras em dezembro

A medida está sendo analisada diante dos dados de vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina
Por Letícia Ortolan Florianópolis - SC, 09/11/2021 - 08:34 Atualizado em 09/11/2021 - 08:34
Foto: Vitor Netto / 4oito
Foto: Vitor Netto / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Secretário do Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, prevê acabar com a obrigação de uso de máscaras em locais abertos já em dezembro. A medida está sendo analisada diante dos dados de vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. Até o momento, 62% da população está imunizada e para a liberação, é preciso atingir 65%. A declaração foi dada no Programa Adelor Lessa desta terça-feira, 9. 

Conforme Motta, o uso de máscara para o combate a pandemia trata-se da Lei Federal Nº 14.019, de 2 de julho de 2020. Portanto, o Estado não tem a autonomia para liberar sem um estudo, assim como os municípios. “Temos que ter número de óbitos reduzido ou quase zerados, serviço de Saúde suficiente para que num número possa desobrigar gradativamente o uso de máscara”, disse.

Além disso, durante a entrevista no programa, Motta falou sobre a agenda que está cumprindo no Sul Catarinense. Nesta segunda-feira, 8, esteve na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), com o objetivo de entender as necessidades do Hospital Regional de Araranguá. “Estamos há mais de um ano tentando fazer com que esse hospital oferte mais serviços, o gestor já foi noticiado”, declarou o secretário. 

O Hospital São José, de Criciúma, também foi colocado em pauta. Estima-se que o local seja ampliado no que diz respeito a atendimentos de menor complexidade, recebendo demandas de outros hospitais. 

E, em relação ao Hospital do Rio Maina, o secretário frisou que o Governo de Santa Catarina não tem a intenção de estadualizar, conforme estava sendo levantada a hipótese pelo Governo Municipal de Criciúma. “Não temos intenção de assumir outras unidades hospitalares, mas sim trazer recursos”, explicou. 

Ouça a entrevista completa na íntegra: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito