Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Secretaria Municipal de Educação promove aulas preparatórias para a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Professores da Rede Municipal realizaram aulas teóricas, resolução de simulados e lições práticas

Por Redação Criciúma, 16/05/2025 - 13:56 Atualizado há 7 horas
Foto: Shaiane Corrêa
Foto: Shaiane Corrêa

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação de Criciúma promoveu um aulão preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) destinado aos membros do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras. A aula ocorreu no centro multiúso da AFASC e marcou o início das atividades do Clube em 2025.

Aproximadamente 103 estudantes participaram do momento preparatório para a OBA, que foi ministrada por professores da Rede Municipal de Ensino. As atividades propostas consistiam em aulas teóricas, resolução de simulados e lições práticas, com o objetivo de fixar conhecimentos exigidos pela Olimpíada e trazer mais segurança para os estudantes. 

“Promover atividades preparatórias para olimpíadas de nível nacional garante que os estudantes da Rede Municipal de Ensino estejam mais preparados e se sintam mais seguros sobre os temas propostos pela banca, possibilitando um melhor desempenho durante a prova”, declara o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Público externo também teve acesso aos aulões preparatórios da OBA

A Secretaria Municipal de Educação também realizou eventos preparatórios para a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) no Parque Astronômico Albert Einstein. Foi a primeira vez que o equipamento municipal realizou aulões voltados para a OBA, que será aplicada em 16 de maio.

As atividades preparatórias foram ministradas pela equipe de professores do Parque e consistiam em aulas teóricas, interpretação de questões, simulados e lições práticas dentro do planetário. A iniciativa foi destinada a estudantes do 6º ao 9º, tanto da rede pública, quanto da rede particular de ensino.

A primeira aula foi realizada no dia 3 de maio, mediante inscrição gratuita. Em decorrência do alto interesse dos estudantes em participar da experiência, o Parque Albert Einstein deu continuidade à iniciativa, realizando o segundo encontro no dia 9 de maio, com o objetivo de melhor prepará-los para a Olimpíada, democratizar o conhecimento sobre astronomia e estimular a participação dos estudantes em atividades extracurriculares.

Segundo a gerente do Parque Astronômico, Emanoela Ceron, ações como a aula preparatória reforçam o papel do equipamento municipal como um centro de divulgação científica e apoio educacional. “Nosso objetivo é fomentar o interesse pela ciência desde cedo, de forma acessível dinâmica e estimulante. Oportunizar momentos para que nossos professores utilizem o parque como ferramenta pedagógica reforça nosso objetivo de fortalecer a ciência em Criciúma e região”, explica Emanoela.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Com o objetivo de fomentar o interesse de jovens pela astronomia, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), realiza, todos os anos, uma prova destinada aos estudantes matriculados desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Em 2024, cinco membros do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras se destacaram na OBA por conquistarem três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Além disso, três estudantes foram pré-selecionados para participarem da etapa internacional da competição.

A OBA desperta o interesse dos estudantes pela ciência e promove a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, pois mobiliza escolas, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, pais, planetários e instituições voltadas para a Ciência e atividades aeroespaciais.

Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras

Criado em 2018, na EMEB Jorge da Cunha Carneiro, em decorrência do interesse dos estudantes em estudar para a OBA, o Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras serviu de inspiração para a criação do Parque Astronômico Albert Einsten E=mc², inaugurado em 2023. O Clube foi ampliado e atualmente atende cerca de 120 estudantes matriculados em nove Escolas Municipais de Criciúma.

“Em 2018, a OBA despertou o interesse dos nossos estudantes pela astronomia e astronáutica, então decidimos que seria interessante promover encontros para trabalhar conteúdos sobre astronomia e incentivar que os estudantes se interessassem cada vez mais por essa ciência”, explica a coordenadora do Clube de Astronomia, Vanessa Medeiros.

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito