Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Secretaria de Saúde descarta casos suspeitos de varíola dos macacos em SC

Após exames laboratoriais, os dois pacientes foram diagnosticados com varicela
Por Redação Criciúma, SC, 13/06/2022 - 11:26 Atualizado em 13/06/2022 - 11:54
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria de Estado da Saúde informou que foram descartados os dois casos suspeitos de varíola dos macacos (Monkeypox) envolvendo residentes de Santa Catarina. Tratavam-se de uma mulher de 27 anos residente em Dionísio Cerqueira e um homem de 28 anos residente em Blumenau.

Ambos os casos tiveram amostras laboratoriais coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) para realização de exames para diagnóstico diferencial, e encaminhamento ao laboratório de referência para o diagnóstico da doença, o Instituto Adolfo Lutz/SP (IAL - SP).  No IAL - SP, identificou-se em ambos os casos a presença do vírus causador da varicela (catapora), descartando-se assim a suspeita inicial para Monkeypox.

O órga ressalta que, diante do caso suspeito, foram adotadas imediatamente todas medidas de vigilância, prevenção e controle por parte das Secretarias Municipais de Saúde de Dionísio Cerqueira e Blumenau, acompanhadas pelas respectivas Gerências Regionais de Saúde e pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS Estadual/SC), seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com o descarte, no momento nenhum caso suspeito de Monkeypox segue em acompanhamento em Santa Catarina.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito