Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Secretaria de Educação organiza torneio de Othello das escolas municipais de Criciúma

Campeonato será realizado na sexta-feira (27) no ginásio da escola Serafina Milioli Pescador, com a maior quantidade de participantes que já aconteceu no Brasil
Por Redação Criciúma, SC, 25/05/2022 - 13:28
Foto: Divulgação/Decom
Foto: Divulgação/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Estimulado nos Clubes de Matemática, o Othello, um jogo estratégico que desenvolve as capacidades de concentração, memorização e raciocínio lógico, terá um torneio das escolas municipais neste ano, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. O torneio a ser realizado na sexta-feira (27) no ginásio da escola Serafina Milioli Pescador, será o campeonato com a maior quantidade de participantes que já aconteceu no Brasil. 

Segundo a coordenadora de clubes, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, a classificação para o torneio está sendo realizada de forma on-line com a participação de 376 estudantes, em jogos disputados durante os encontros nos Clubes de Matemática nas escolas, pelo site https://bit.ly/39L9NaW.

"Durante as partidas cada estudante joga duas vezes e, somam-se as peças adquiridas no jogo. A classificação final, por escola, será divulgada na terça-feira (24), e os estudantes com as quatro melhores pontuações estão classificados. A próxima etapa acontecerá na escola Serafina Milioli Pescador, com partidas entre três e cinco rodadas de 10 minutos cada", explicou.

A professora do clube, Lilian Pizoni Bonfanti, conta que todos os estudantes estão motivados para participar do projeto. "Muitos conheceram o jogo neste ano, mas logo aprenderam e começaram a criar estratégias para vencer, deixando a tarde muito divertida", ressaltou. 

Já para a coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta, essas atividades contribuem para trazer novas formas de ensino nas salas de aula. A teoria é essencial no processo educativo, mas também é importante levar essas práticas diferenciadas aos alunos no processo de aprendizagem. "Desse modo, trazer atividades que eles não costumam realizar, como os jogos e os desafios, ajudam a trazer o gosto pela matemática e o gosto na prática de estudar. Desenvolvendo a comunicação, o respeito ao próximo, o trabalho colaborativo e a competitividade saudável", ponderou. 

Ainda, conforme o secretário de educação, Miri Dagostim, esses torneios que acontecem dentro das escolas municipais, também contribuem trazendo interações e vínculos entre os alunos que participam. "São interações e atividades que sempre acrescentam e beneficiam nos estudos, sendo práticas importantes para a vida pessoal e, também, para a vida profissional que eles realizarão no futuro", enfatizou. 

Sobre o jogo

O Othello ou Reversi é um jogo de tabuleiro de estratégia para dois jogadores, tendo como meta capturar as peças adversárias e transformá-las na sua cor. Há sessenta e quatro peças de jogo idênticas chamadas discos, que são brancas de um lado e pretas do outro. Os jogadores se revezam colocando peças no tabuleiro com a cor atribuída voltada para cima. 

Durante uma jogada, quaisquer peças da cor do adversário que estejam em linha reta horizontal, vertical ou diagonal e limitados pelo disco acabado de colocar e, outro disco da cor do jogador atual, serão revertidos viradas à cor do jogador atual e, ganha o jogador que tiver mais peças capturadas.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito